Saúde em Português

Saúde em Português
Instituição de Utilidade Pública de Portugal; Registo 1423/99 do Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal; Membro da Plataforma Portuguesa das Organizações Não Governamentais para o Desenvolvimento; Membro Associado da Confederação Ibero Americana de Medicina Familiar; Membro Observador Consultivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa; Membro do Fórum Não Governamental para a Inclusão Social

22/08/07

Ainda a visita da Delegação de Cantão


De acordo com o programa traçado, dia 16 pelas 10 horas teve lugar a visita da Delegação Chinesa e Saúde em Português ao Centro de Desenvolvimento do Hospital Pediátrico de Coimbra. Aí, fomos recebidos pelo responsável da instituição, Dr. Boavida Fernandes, com quem reunimos num encontro de trabalho, seguido de uma visita ao serviço.


Após almoço na Tocha, pelas 15 horas, iniciámos a visita ao Centro de Medicina de Reabilitação do Centro, conduzida pelo Dr. Santana Maia, Presidente do Conselho de Administração. Foram visitados diversos serviços em funcionamento, ficando os nossos amigos chineses muito satisfeitos, como fizeram questão de salientar na conferência de imprensa final.


Nas reuniões de trabalho desta visita de dois dias, foram acordados aspectos relevantes da implementação da parceria já subscrita no Protocolo de Cooperação Técnico-Científica e Cultural de 4 de Abril de 2003, entre algumas instituições de saúde nacionais e da República Popular da China, incluindo a Região Administrativa Especial de Macau. A reafirmação de parceria pretendeu definir actividades concretas a desenvolver, nomeadamente a programação de acções de formação para técnicos de saúde e outros “cuidadores”, na cidade de Cantão, com a participação de técnicos das instituições portuguesas envolvidas no Protocolo, complementadas com visitas de trabalho às instituições cantonenses.


Ficaram ainda programadas futuras visitas de trabalho de técnicos cantonenses a instituições portuguesas, nomeadamente ao Centro de Reabilitação da Associação Portuguesa de Paralisia Cerebral em Coimbra e ao Centro de Reabilitação da Associação de Beneficência Popular, em Gouveia, impossíveis nesta data.


A ASP congratula-se com os resultados obtidos nesta missão de serviço, provenientes da profícua troca de experiências nestes dois dias de trabalho. Em conjunto, conseguimos fortalecer e relançar esta parceria com acções concretas a desenvolver, das quais os povos de Portugal e da China podem beneficiar, particularmente na área da deficiência mental e motora.

Sem comentários: