Saúde em Português

Saúde em Português
Instituição de Utilidade Pública de Portugal; Registo 1423/99 do Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal; Membro da Plataforma Portuguesa das Organizações Não Governamentais para o Desenvolvimento; Membro Associado da Confederação Ibero Americana de Medicina Familiar; Membro Observador Consultivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa; Membro do Fórum Não Governamental para a Inclusão Social

02/08/07

DCIJ na Turquia

O Seminário “KM4YO” foi promovido pela associação “Turkish Youth Trainer” da cidade de Usak, situada no Sudoeste da Turquia na região da Anatólia, a cerca de 700 km a sul de Istambul. Este encontro, apresentado, coordenado e dirigido pela Associação ”USDER", cujos elementos são profissionais, pertencendo alguns a uma universidade de Ankara.
O formador era professor universitário na área de Gestão, tendo experiência em eventos similares levados a cabo na capital. Neste seminário participaram oito países – Turquia, Portugal (representado pela ASP), Azerbaijão, Geórgia, Polónia, Republica Checa, Letónia e Alemanha.
Os representantes da ASP chegaram ao local do Seminário pelas 22h30 do dia seis de Julho. Foram imediatamente apresentados a alguns dos participantes, após dez horas de viagem de autocarro entre Istambul e Usak, iniciando assim uns dias de trabalho intensivo, mas compensatório.


Os participantes do Seminário

Para uma melhor compreensão das actividades realizadas, passamos a apresentar o programa geral do encontro:

* Dia 06/06/07 *
De manhã, o assunto em debate foi "O Conhecimento como termo epistemilógico", sobre o qual realizámos um workshop para partilha de ideias e pontos de vista durante a tarde.
A noite foi internacional, num momento lúdico de integração para integração de todos.


* Dia 07/06/07 *
O segundo dia de actividades foi destinado ao debate sobre a performance humana e as novas tecnologias.
À tarde reunimo-nos com o Governador da região, que nos recebeu no gabinete no Edifício Municipal.


* Dia 08/06/07 *
O tema da manhã foi "Conhecimento e Informação", onde foi dada uma breve história da gestão do conhecimento. Seguiu-se a apresentação das instituições participantes, segundo os seus os objectivos, população-alvo e meios.
No final da tarde fomos assistir a uma aula de inglês, dada no mesmo edifício onde estava a decorrer o seminário, e que contou com a participação de alguns dos alunos que nos puderam fazer algumas perguntas e partilhar os seus conhecimentos de inglês connosco.
Foi feita a avaliação final do projecto, do cumprimento dos objectivos e uma reflexão conjunta sobre as expectativas dos temas abordados.Um pouco à margem do projecto, e porque não constava da agenda, vários foram os países que estenderam um convite para uma futura participação portuguesa em iniciativas a serem promovidas pelas associações presentes.Sem se ter definido qualquer tema, visto não ter havido tempo para isso, ficou a promessa de se poderem fazer projectos futuros noutros países.


* Dia 09/06/07 *
Dia de passeio turístico; conhecemos as principais atracções turísticas da zona da Anatólia e visitámos umas ruínas a algumas dezenas de quilómetros de Usak e Pamukkale.
De regresso a Usak, houve uma pequena festa de despedida do encontro.


* Dia 10/06/07 *
Partida de Usak para Istambul onde nos aguardavam mais uma vez dez horas de viagem de autocarro.
Assuntos debatidos
A gestão do conhecimento nas organizações para jovens, através de uma análise sumária sobre esta temática e a sua importância;
A possibilidade de se fazerem projectos conjuntos entre os países participantes neste seminário.



Um grupo de trabalho em Usak

Programa Cultural:

- a visita a alguns locais históricos da região da Anatólia, algumas ruínas Romanas Gregas e Otomanas e a Pamukkale, um local considerado Património Mundial pela UNESCO;

- o encontro com o Governador da Região, durante o qual foi explicado o propósito do Seminário e foram apresentadas todas as organizações e os seus elementos. Foi a Delegação portuguesa que mais interesse despertou no Governador, tendo este feito uma pequena conferência, imperceptível para nós, com os elementos turcos durante alguns minutos. No final agradeceu a presença de todos e referiu que foi uma honra para a sua região e para a Turquia acolher este Seminário;

- a noite internacional. Logo após o jantar todos os países tiveram direito a um espaço e a um tempo de antena para poderem dissertar sobre usos, costumes, história, cultura, gastronomia, turismo e desporto de cada um. Na mesa portuguesa não faltaram o vinho tinto, o vinho verde, o vinho do porto, o queijo, as alheiras, os chouriços, os ovos moles e bolachas de canela, ao som de Carlos Paredes.

João Simão e Sandra Folgado

Opiniões dos representantes da ASP:


A experiência foi muito interessante, pois pudemos compartilhar conhecimentos, cores e sabores dos diferentes países.
O tema abordado foi interessante, abrangente e actualizado embora muito teórico e um pouco centralizado na experiência turca e na associação de acolhimento. Foi um bom investimento no que respeita à divulgação da ASP e na possibilidade de se fazerem projectos futuros na área de intervenção da ASP.
A nível pessoal, vivi uma experiência muito enriquecedora culturalmente e deu para desenferrujar um pouco o inglês. Constatei que é muito fácil fazer amizades com outros povos e que estamos a perder o poder de compra comparando com os países participantes.

João Simão


No âmbito deste projecto tive oportunidade de conhecer um pouco mais a cultura oriental. Melhor do que ouvir falar é poder vivenciar os hábitos, costumes, cultura com pessoas de outros países. Foi uma forma de divulgação da ASP e das respectivas associações dos outros países. Uma oportunidade de partilhar experiências e ideias, proporcionando um enriquecimento intercultural, desenvolvendo nos participantes uma capacidade de interacção com as diferentes nacionalidades, gerando um espírito dinâmico e uma mentalidade que caminha para a quebra de alguns preconceitos, abrindo portas para novos desafios.

Sandra Folgado

Sem comentários: