Os representantes da ASP chegaram ao local do Seminário pelas 22h30 do dia seis de Julho. Foram imediatamente apresentados a alguns dos participantes, após dez horas de viagem de autocarro entre Istambul e Usak, iniciando assim uns dias de trabalho intensivo, mas compensatório.
Os participantes do Seminário
Para uma melhor compreensão das actividades realizadas, passamos a apresentar o programa geral do encontro:
* Dia 06/06/07 *
De manhã, o assunto em debate foi "O Conhecimento como termo epistemilógico", sobre o qual realizámos um workshop para partilha de ideias e pontos de vista durante a tarde.
A noite foi internacional, num momento lúdico de integração para integração de todos.
* Dia 07/06/07 *
O segundo dia de actividades foi destinado ao debate sobre a performance humana e as novas tecnologias.
À tarde reunimo-nos com o Governador da região, que nos recebeu no gabinete no Edifício Municipal.
* Dia 08/06/07 *
O tema da manhã foi "Conhecimento e Informação", onde foi dada uma breve história da gestão do conhecimento. Seguiu-se a apresentação das instituições participantes, segundo os seus os objectivos, população-alvo e meios.
No final da tarde fomos assistir a uma aula de inglês, dada no mesmo edifício onde estava a decorrer o seminário, e que contou com a participação de alguns dos alunos que nos puderam fazer algumas perguntas e partilhar os seus conhecimentos de inglês connosco.
Foi feita a avaliação final do projecto, do cumprimento dos objectivos e uma reflexão conjunta sobre as expectativas dos temas abordados.Um pouco à margem do projecto, e porque não constava da agenda, vários foram os países que estenderam um convite para uma futura participação portuguesa em iniciativas a serem promovidas pelas associações presentes.Sem se ter definido qualquer tema, visto não ter havido tempo para isso, ficou a promessa de se poderem fazer projectos futuros noutros países.
* Dia 09/06/07 *
Dia de passeio turístico; conhecemos as principais atracções turísticas da zona da Anatólia e visitámos umas ruínas a algumas dezenas de quilómetros de Usak e Pamukkale.
De regresso a Usak, houve uma pequena festa de despedida do encontro.
* Dia 10/06/07 *
Partida de Usak para Istambul onde nos aguardavam mais uma vez dez horas de viagem de autocarro.
Assuntos debatidos
A gestão do conhecimento nas organizações para jovens, através de uma análise sumária sobre esta temática e a sua importância;
A possibilidade de se fazerem projectos conjuntos entre os países participantes neste seminário.
Um grupo de trabalho em Usak
Programa Cultural:
- a visita a alguns locais históricos da região da Anatólia, algumas ruínas Romanas Gregas e Otomanas e a Pamukkale, um local considerado Património Mundial pela UNESCO;
- o encontro com o Governador da Região, durante o qual foi explicado o propósito do Seminário e foram apresentadas todas as organizações e os seus elementos. Foi a Delegação portuguesa que mais interesse despertou no Governador, tendo este feito uma pequena conferência, imperceptível para nós, com os elementos turcos durante alguns minutos. No final agradeceu a presença de todos e referiu que foi uma honra para a sua região e para a Turquia acolher este Seminário;
- a noite internacional. Logo após o jantar todos os países tiveram direito a um espaço e a um tempo de antena para poderem dissertar sobre usos, costumes, história, cultura, gastronomia, turismo e desporto de cada um. Na mesa portuguesa não faltaram o vinho tinto, o vinho verde, o vinho do porto, o queijo, as alheiras, os chouriços, os ovos moles e bolachas de canela, ao som de Carlos Paredes.
João Simão e Sandra Folgado
Opiniões dos representantes da ASP:
A experiência foi muito interessante, pois pudemos compartilhar conhecimentos, cores e sabores dos diferentes países.
O tema abordado foi interessante, abrangente e actualizado embora muito teórico e um pouco centralizado na experiência turca e na associação de acolhimento. Foi um bom investimento no que respeita à divulgação da ASP e na possibilidade de se fazerem projectos futuros na área de intervenção da ASP.
A nível pessoal, vivi uma experiência muito enriquecedora culturalmente e deu para desenferrujar um pouco o inglês. Constatei que é muito fácil fazer amizades com outros povos e que estamos a perder o poder de compra comparando com os países participantes.
João Simão
No âmbito deste projecto tive oportunidade de conhecer um pouco mais a cultura oriental. Melhor do que ouvir falar é poder vivenciar os hábitos, costumes, cultura com pessoas de outros países. Foi uma forma de divulgação da ASP e das respectivas associações dos outros países. Uma oportunidade de partilhar experiências e ideias, proporcionando um enriquecimento intercultural, desenvolvendo nos participantes uma capacidade de interacção com as diferentes nacionalidades, gerando um espírito dinâmico e uma mentalidade que caminha para a quebra de alguns preconceitos, abrindo portas para novos desafios.
Sandra Folgado
Sem comentários:
Enviar um comentário