Saúde em Português

Saúde em Português
Instituição de Utilidade Pública de Portugal; Registo 1423/99 do Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal; Membro da Plataforma Portuguesa das Organizações Não Governamentais para o Desenvolvimento; Membro Associado da Confederação Ibero Americana de Medicina Familiar; Membro Observador Consultivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa; Membro do Fórum Não Governamental para a Inclusão Social

07/05/08

Luta Contra a Fibromialgia e Síndrome de Fadiga Crónica

7 de Maio – Dia Europeu de Alerta e Sensibilização para a Fibromialgia
12 de Maio – Dia Mundial de Luta Contra a Fibromialgia e Síndrome de Fadiga Crónica

No âmbito das celebrações do Dia Mundial de Luta Contra a Fibromialgia e Síndrome de Fadiga Crónica decorre, em Bruxelas, um esforço de divulgação e sensibilização dos euro-deputados para os cerca de 12 milhões de pessoas afectadas por fibromialgia na Europa.

Por iniciativa da ENFA (European Network of Fibromialgia Associations) e de alguns deputados europeus haverá na próxima quarta feira, dia 7 de Maio, entre as 13h e as 15h, uma mesa redonda no Parlamento Europeu para sensibilizar e informar os membros desta instituição e da Comissão Europeia para a realidade da Fibromialgia. Portugal estará presente nesta iniciativa através da Myos, organização parceira da Saúde em Português.
Salienta-se que, apesar dos esforços notáveis e avanços de investigação que têm ocorrido, sobretudo no norte da Europa e nos Estados Unidos, a Fibromialgia continua sem uma resposta terapêutica curativa devido à sua complexidade e heterogeneidade e ao desconhecimento das suas causas exactas.

O dia 12 de Maio – Dia Mundial de Luta Contra a Fibromialgia e Síndrome de Fadiga Crónica - será marcado com iniciativas em vários países da UE, relembrando mais uma vez os problemas de todos os que sofrem com esta doença.
Estima-se que sejam afectados cerca de 500 000 portugueses com esta doença, sobretudo mulheres, muitas relativamente jovens, em idade activa, repercutindo-se a doença em todas as áreas das suas vidas, desde a esfera profissional e social, até à vida familiar e conjugal.

Sem comentários: