Saúde em Português

Saúde em Português
Instituição de Utilidade Pública de Portugal; Registo 1423/99 do Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal; Membro da Plataforma Portuguesa das Organizações Não Governamentais para o Desenvolvimento; Membro Associado da Confederação Ibero Americana de Medicina Familiar; Membro Observador Consultivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa; Membro do Fórum Não Governamental para a Inclusão Social

24/11/08

Cesária Évora ao vivo em Lisboa

Cesária Évora sobe ao palco do Cinema São Jorge no dia 26 de Novembro às 22h para um concerto de apresentação do álbum Rádio Mindelo.

O álbum “Rádio Mindelo” constitui uma recolha das primeiras gravações de Cesária Évora no início dos anos 60. Cesária, nascida a 27 de Agosto de 1941, tem na altura 20 anos e uma voz única! Gregório Gonçalves (Ti Goy), músico e compositor carismático que zela pelo seu progresso artístico desde os 15 anos, acompanha-a nestas históricas gravações. Dez das vinte e duas canções deste disco são da autoria de Ti Goy.

São registos provenientes maioritariamente de sessões organizadas pela Rádio Barlavento no Mindelo. Alguns dos temas foram editados na época em formato 45 rotações pela etiqueta cabo-verdiana Casa Mimosa, sendo no entanto a maior parte totalmente inéditos.

“Rádio Mindelo” é a oportunidade de conhecer a voz de Cesária Évora onde se distingue o fraseado, o estilo e a serena doçura que mantém até hoje e é uma das fortes razões do seu extraordinário sucesso.
Informação em www.sapo.cv

A Cantora

Segundo a própria, na biografia autorizada escrita por José Manuel Simões, «Chamam-me a embaixatriz da música de Cabo Verde e da música africana, rainha das mornas, diva dos pés descalços. Também já me chamaram “grogue velho” e “vinho do Porto”. Dizem que é por cantar cada vez melhor. Deve ser por isso que em França escrevem que eu lembro a Edith Piaf, em Portugal já me perguntaram se eu me considerava a Amália Rodrigues de Cabo Verde, os que gostam de jazz sempre falam de Billie Holiday, e até já me mostraram um jornal onde estava escrito que eu era a “Bessie Smith dos Trópicos”.»
Informação daqui

É sabido que o talento e carisma de Cesária Évora é amplamente reconhecido.
Saúde em Português teve oportunidade de o testemunhar ao mais alto nível, aquando da visita do primeiro-ministro de Cabo Verde a Coimbra a convite desta ONGD, em Julho. José Maria das Neves, afirmou que a cultura, em especial a música e a poesia, projecta o país no mundo "mais do que qualquer Governo".

"A primeira embaixadora de Cabo Verde no mundo é a Cesária [Évora]", exemplificou o primeiro-ministro, "é impensável que qualquer Governo consiga fazer" o que esta cantora "já fez" por este país africano, projectando-o no mundo.

Sem comentários: