Saúde em Português

Saúde em Português
Instituição de Utilidade Pública de Portugal; Registo 1423/99 do Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal; Membro da Plataforma Portuguesa das Organizações Não Governamentais para o Desenvolvimento; Membro Associado da Confederação Ibero Americana de Medicina Familiar; Membro Observador Consultivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa; Membro do Fórum Não Governamental para a Inclusão Social

12/12/08

Ali Alatas: 1932 - 2008

Morreu, ontem, Ali Alatas, que foi chefe da diplomacia indonésia de 1988 a 1999. Foi, mais tarde, nomeado representante permanente nas Nações Unidas e mais recentemente, era Conselheiro do Presidente Bambang Yudhoyono.
Muito embora tenha sido apelidado pelos timorenses de “megafone internacional do ditador Suharto”, há também outras opiniões.
Ana Gomes, eurodeputada e ex-embaixadora de Portugal na Indonésia, em entrevista à Lusa, considera que se perdeu um grande diplomata, amigo de Portugal e dos timorenses.
Refere ainda que “Ali Alatas foi decisivo para fazer a Indonésia honrar o compromisso e honrar a escolha feita pelos timorenses”.
Também José Ramos Horta, aquando da visita de Ali Alatas a Díli, após a independência de Timor Leste, se lhe referiu como “um extraordinário diplomata. O único problema é que estava a servir o lado errado”.
Na mesma ocasião, Xanana Gusmão reconhecia que Ali Alatas era “um diplomata de reconhecido talento mas que teve a ingrata tarefa de defender o dossier de Timor-Leste, quando servia um regime contrário às aspirações do povo timorense”.
Entendemos, por isso, registar o acontecimento pois o destino de Ali Alatas ficará indelevelmente ligado a Timor-Leste.
Informação retirada daqui

Sem comentários: