Saúde em Português

Saúde em Português
Instituição de Utilidade Pública de Portugal; Registo 1423/99 do Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal; Membro da Plataforma Portuguesa das Organizações Não Governamentais para o Desenvolvimento; Membro Associado da Confederação Ibero Americana de Medicina Familiar; Membro Observador Consultivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa; Membro do Fórum Não Governamental para a Inclusão Social

02/12/08

Dia Mundial de Luta Contra a SIDA

Assinalou-se esta segunda-feira o Dia Mundial da Luta Contra a Sida.

Vinte e cinco anos após descoberta do vírus, a Comissão Europeia apela para o reforço da prevenção da Sida, sobretudo junto dos jovens e grupos de alto risco. Reforçando esta recomendação, toda a investigação internacional em torno da Sida defende que o tratamento com antiretrovirais deve começar precocemente, numa altura em que os infectados não estejam ainda com as suas defesas muito em baixo.

A Comissão Europeia estima que vivam na Europa mais de 700 mil pessoas com o vírus - sendo notificadas 30 mil novas infecções cada ano - e que em todo o Mundo há perto de 30 milhões de portadores do VIH/Sida, que mata cerca de dois milhões de pessoas por ano, a grande maioria (mais de dois terços) na África subsaariana. Em Portugal o vírus já infectou mais de 33 mil pessoas desde 1983.

Lembrando que "o VIH/Sida é um dos principais problemas" nos países em de desenvolvimento, o comissário europeu para o Desenvolvimento e Ajuda Humanitária, Louis Michel, defendeu por seu turno a necessidade de "redobrar os esforços" para alcançar o objectivo do milénio para o desenvolvimento, que visa pôr termo à propagação do vírus até 2015, garantindo o acesso universal à prevenção e tratamento.

Em Portugal destacou-se sobretudo o papel das Organizações Não-Governamentais, em especial na prestação de cuidados e apoio social às pessoas que vivem com a infecção. Paralelamente, a Ministra da Saúde anunciou um conjunto de medidas para prevenir e tratar a SIDA, sendo a mais emblemática a instituição de testes gratuitos a partir do próximo ano.


Informação retirada daqui e daqui.




Sem comentários: