Saúde em Português

Saúde em Português
Instituição de Utilidade Pública de Portugal; Registo 1423/99 do Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal; Membro da Plataforma Portuguesa das Organizações Não Governamentais para o Desenvolvimento; Membro Associado da Confederação Ibero Americana de Medicina Familiar; Membro Observador Consultivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa; Membro do Fórum Não Governamental para a Inclusão Social

16/12/08

ODM: Cabo Verde felicitado pelo seu desempenho

A representante do Sistema das Nações Unidas (SNU) em Cabo Verde, Petra Lantz-de Bernardis, felicitou as autoridades cabo-verdianas, pelo desempenho do país relativamente ao desenvolvimento do capital humano e à melhoria do nível de vida das populações.

Petra Lantz, que falava na abertura do Seminário de Validação do Estudo Diagnóstico de Integração do Comércio*, considerou, ainda, que o desempenho conseguido por Cabo Verde em termos de realização dos Objectivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM) é encorajador.


“Trata-se de uma batalha de cada cabo-verdiano e de cada cabo-verdiana para enfrentar os obstáculos e tomar em suas mãos a responsabilidade do processo de desenvolvimento”, sublinhou, aquela representante, para quem estas conquistas devem ser consolidadas de modo a evitar retrocessos.



José Britou, ministro dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Comunidades, falou das fragilidades que, segundo disse, ainda persistem e que merecem a atenção de todos, reconhecendo que com o apoio dos parceiros de desenvolvimento, Cabo Verde tem tido um forte resultado que se refere, por exemplo, ao índice de desenvolvimento humano.



“Conforme o relatório anual dos ODM, Cabo Verde é um dos ‘fast achivers’ e de facto já atingiu quatro dos oito ODM”, fez saber o ministro José Brito, assegurando que o arquipélago vai atingir os restantes ODM se continuar a merecer a confiança dos parceiros e a trabalhar arduamente para tal.



Refira-se, que recentemente, o Instituto Nacional de Estatísticas apresentou resultados de um estudo que apontam para uma diminuição da pobreza em 10 pontos percentuais de 2001 a 2007.



* Este estudo diagnóstico inscreve-se no contexto mundial de busca de eficácia da ajuda pública ao desenvolvimento de modo a reduzir a pobreza a curto prazo e erradicá-la totalmente a longo prazo.


Informação retirada daqui

Sem comentários: