Saúde em Português

Saúde em Português
Instituição de Utilidade Pública de Portugal; Registo 1423/99 do Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal; Membro da Plataforma Portuguesa das Organizações Não Governamentais para o Desenvolvimento; Membro Associado da Confederação Ibero Americana de Medicina Familiar; Membro Observador Consultivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa; Membro do Fórum Não Governamental para a Inclusão Social

16/02/09

Angola: projecto de nova cidade a norte de Luanda

Com o objectivo de absorver o excedente populacional de Luanda, o Governo angolano está a projectar a criação até 2030 de uma nova cidade, denominada "Sassa Bengo”, com capacidade para albergar cerca de 3 milhões de habitantes, tornando-se o segundo maior centro urbano em Angola.

O Plano Integrado para a Expansão Urbana, apresentado pelo Ministro do Urbanismo, Sita José, projecta a edificação de "Sassa Bengo" na via entre as cidades de Luanda, Caxito e Barra do Dante, em resposta ao grande aumento esperado na população de Luanda até o ano de 2030, estimado em 15 milhões de habitantes.

A cidade de Luanda, construída para albergar 700 mil pessoas, acolhe hoje cerca de seis milhões, em consequência dos 30 anos de guerra que assolaram Angola, obrigando à deslocação de milhares de pessoas do interior do país para a capital na busca de segurança e alimentação. A falta de condições básicas nas províncias continua a impedir o retorno às zonas de origem.

Sita José refere que a tendência é preocupante não só em Luanda mas em todo o país, perante as previsões do crescimento até 2030 da população de Angola, para 30 milhões de habitantes, actualmente estimada em 16 milhões.


Informação daqui.

Sem comentários: