Saúde em Português

Saúde em Português
Instituição de Utilidade Pública de Portugal; Registo 1423/99 do Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal; Membro da Plataforma Portuguesa das Organizações Não Governamentais para o Desenvolvimento; Membro Associado da Confederação Ibero Americana de Medicina Familiar; Membro Observador Consultivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa; Membro do Fórum Não Governamental para a Inclusão Social

01/04/09

CPLP: FORAL criado em Lisboa


Autarcas dos países lusófonos assumiram, dia 27 de Março, em Lisboa, durante o Fórum das Autoridades Locais, um compromisso de combate à pobreza e exclusão social, afirmando-se empenhados em ser "motores de mudança" no esforço de desenvolvimento dos países.
O compromisso consta da Declaração de Lisboa, aprovada durante o encontro constitutivo do Fórum das Autoridades Locais da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (FORAL CPLP), que reuniu em Lisboa cerca de duas centenas e meia de representantes de municípios lusófonos. O documento aprovado por unanimidade, aponta como metas o acesso universal das populações a cuidados básicos de saúde, e educação, sem esquecer as questões do desenvolvimento socio-económico e as ambientais.

"A declaração aponta ainda como fundamental uma maior cooperação entre Norte e Sul, considerando que o agora criado Foral CPLP pretende "ser uma ferramenta do intercâmbio de ideias e projectos [...] com vista a uma partilha de melhores práticas que possibilitem alcançar melhor qualidade de vida e o desenvolvimento sustentável".

Partindo do pressuposto que a língua portuguesa "é um incontornável e incomensurável veículo de união e afirmação" destes países, que importa valorizar, a Declaração aponta ainda a cooperação cultural como um "desiderato primacial" destas organizações.

Saúde em Português tem, ao longo dos anos, desenvolvido trabalho conjunto com as autoridades locais de diversos países da CPLP por considerar estas estruturas parceiras fundamentais nos processos de desenvolvimento.

Informação aqui.

Sem comentários: