Saúde em Português

Saúde em Português
Instituição de Utilidade Pública de Portugal; Registo 1423/99 do Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal; Membro da Plataforma Portuguesa das Organizações Não Governamentais para o Desenvolvimento; Membro Associado da Confederação Ibero Americana de Medicina Familiar; Membro Observador Consultivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa; Membro do Fórum Não Governamental para a Inclusão Social

13/07/09

Guiné-Bissau: Iniciada campanha para a segunda volta das eleições presidenciais

Os antigos Presidentes da Guiné-Bissau Malam Bacai Sanhá e Kumba Ialá iniciaram na passada sexta-feira a campanha eleitoral para a segunda volta das eleições presidenciais, previstas para 26 de Julho.

Depois de terem sido os mais votados na primeira volta do escrutínio, a 28 de Junho, Malam Bacai Sanhá, com 39,59 %, e Kumba Ialá, com 29,42%, vão tentar agora obter o voto dos eleitores dos nove candidatos que ficaram pelo caminho. Outros votos a tentar conquistar pelos dois antigos chefes de Estados concentram-se no eleitorado que optou por se abster na primeira volta.

Na primeira volta, 40% dos cerca de 600.000 eleitores guineenses optaram por não votar. A mais elevada abstenção da Guiné-Bissau desde as presidenciais de 2000 ficou a dever-se, segundo observadores internacionais e analistas guineenses, ao clima de tensão no país que antecedeu ao escrutínio e à chuva que caiu no dia da votação.

Para que os números da abstenção não se repitam na segunda volta das eleições, a Comissão Nacional de Eleições lançou uma campanha de educação cívica com o objectivo de reduzir estes números através da "vigorosa" campanha de educação cívica a ser levada a cabo pelos jovens nas suas comunidades e elementos das organizações da sociedade civil.

Esta é a segunda vez que Malam Bacai Sanhá, candidato do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), e Kumba Ialá, apoiado pelo Partido de Renovação Social (PRS), vão disputar juntos a presidência do país. Malam Bacai Sanhá inicia hoje a campanha eleitoral em Babadinca, no centro do país, e Kumba Ialá faz o arranque em Bissau, segundo fontes das respectivas candidaturas.

Informação daqui.

Sem comentários: