Saúde em Português

Saúde em Português
Instituição de Utilidade Pública de Portugal; Registo 1423/99 do Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal; Membro da Plataforma Portuguesa das Organizações Não Governamentais para o Desenvolvimento; Membro Associado da Confederação Ibero Americana de Medicina Familiar; Membro Observador Consultivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa; Membro do Fórum Não Governamental para a Inclusão Social

11/08/09

São Tomé e Príncipe: Assinado o acordo de paridade cambial com Portugal

No Jornal de São Tomé e Princípe: «O Governo de São Tomé e príncipe assinou com Portugal, na semana passada, um acordo de Cooperação Económica, que permite «ancorar» a dobra, moeda santomense, ao euro.

Ao mesmo tempo os dois países assinaram um acordo para uma linha de crédito direccionada aos investidores interessados no mercado santomense, informou a Ministra do Plano e Finanças santomense, Ângela Viegas.


O acordo, que foi assinado pela Ministra do Plano e Finanças e pelo Ministro das Finanças e da Economia português, Teixeira dos Santos, entra em vigor em 2010 e pretende define um conjunto de metas para reforçar a estabilidade da política monetária santomense.


Ângela Viegas, após a assinatura dos acordos deixou um aviso: «o ancorar da moeda ao euro não é uma varinha mágica para resolver todos os problemas da nossa economia, mas sim uma facilidade que o Governo pretende utilizar na criação de condições para o desenvolvimento de São Tomé e Príncipe. Trata-se de um acordo que será uma alavanca económica, que prova que estamos empenhados na expansão sustentada na nossa economia».


A assinatura deste acordo abriu novas perspectivas para a economia de São Tomé e Príncipe, país que tem apostado em diversas frentes para tirar os santomenses da situação em que se encontram desde a assinatura do acordo com o Banco Mundial e com o Fundo Monetário Internacional, nos finais dos anos 80, quando um dólar valia 33 dobras passando logo para 70 dobras. Hoje em dia o valor do dólar é de 16 mil dobras.
Recorde-se que Portugal tem neste momento em curso um projecto multissectorial, nas áreas da Educação, Saúde e outras áreas de acção social, assinado em Lisboa em 2008 pelo ex-ministro santomense de Plano e Finanças, Raul Cravid e Teixeira dos Santos, financiado até 2013 e orçado em 45 milhões de euros.»