Saúde em Português

Saúde em Português
Instituição de Utilidade Pública de Portugal; Registo 1423/99 do Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal; Membro da Plataforma Portuguesa das Organizações Não Governamentais para o Desenvolvimento; Membro Associado da Confederação Ibero Americana de Medicina Familiar; Membro Observador Consultivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa; Membro do Fórum Não Governamental para a Inclusão Social

02/09/09

Moçambique: Presidente da República defende que Mulher dirige por ser capaz

A confiança que a mulher recebe para os cargos de direcção em vários sectores de actividade resulta da capacidade que ela tem de realizar, com sucesso, as missões que lhe são confiadas e não simplesmente pela questão genérica. Esta ideia foi ontem defendida pelo Presidente da República, falando perante cerca de cem mulheres que foram saudá-lo na sequência do prémio “Nandi”, atribuído pela organização não-governamental africana “Femmes Africa Solidarité” em reconhecimento ao seu papel na promoção do género.

“O facto de termos mulheres dirigentes não deve nos levar a pensar que é confiada pelo simples facto de serem mulheres. Nós temos a elas como dirigentes porque se qualificam para tal. Desde o nível básico até superior. É a sua capacidade de liderança”, disse Armando Guebuza, acrescentando que não restam dúvidas de que a mulher moçambicana é líder.

A indicação de Moçambique para o prémio aconteceu em Janeiro passado em Addis Abeba, capital da Etiópia, deixando para trás outros países constantes da lista dos prováveis galardoados, como Senegal e Ruanda.

“Este prémio honra-me, mas sobretudo é vosso. Resultado do que podem fazer”, sublinhou Armando Guebuza.

No entender do Chefe do Estado, o prémio não veio pelo simples “bom mérito”, mas como resultado do trabalho que tem sido feito pela mulher e pelo povo moçambicano, em geral.

Informação daqui.

Sem comentários: