Saúde em Português

Saúde em Português
Instituição de Utilidade Pública de Portugal; Registo 1423/99 do Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal; Membro da Plataforma Portuguesa das Organizações Não Governamentais para o Desenvolvimento; Membro Associado da Confederação Ibero Americana de Medicina Familiar; Membro Observador Consultivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa; Membro do Fórum Não Governamental para a Inclusão Social

23/10/09

Saúde em Português, 16 anos depois, existe...

Saúde em Português faz 16 anos, hoje, 6º feira, dia 23 de Outubro de 2009.

Durante este aparentemente jovem mas longo período, temos promovido a saúde, a ajuda de emergência e ao desenvolvimento, a ajuda humanitária, a educação e a educação para a saúde, a cidadania e os direitos humanos, a igualdade de oportunidades, a inclusão social.

Tanta palavra e tanto trabalho que representou para todos aqueles que se envolveram, que sofreram, que choraram, que não desistiram.

Mas tanta alegria pelos resultados desse trabalho, pelas crianças que cuidaram, pelos doentes que salvaram ou que tiveram melhor qualidade de vida, pela morte que combateram, pelas vidas que melhoraram, pelas pessoas que adquiriram mais formação, pelas oportunidades que criaram, pelo emprego que geraram, pela vida solidária que tiveram.

Enfim, por todos os que beneficiaram da sua acção, e que já ultrapassaram 500.000 pessoas, seres humanos, o nosso capital, em África, Timor, Brasil, Sri Lanka, Portugal, e não só.

Fomos, e somos, a favor da igualdade e da equidade, da cooperação e da união, dos povos e do desenvolvimento, da capacidade e da acção, pela resistência ao infortúnio e ao destino, pela luta de sobrevivência e direito à vida digna, pela democracia.

Fomos, e somos, contra o egoísmo e o oportunismo, a bajulação e a subserviência, a intolerância de abjectos, a maledicência e a apatia, as palavras sem actos, os actos narcisistas, a cobardia.

Não vamos comemorar os 16 anos de Saúde em Português.

Uma razão será a insuficiência de recursos económicos, numa Organização que não tem qualquer subsídio, subvenção fixa ou benemerência para a sua existência e manutenção, mas tem apenas apoios, estatais e da sociedade civil, a alguns dos seus projectos específicos.

Mas a outra razão é porque estamos ocupados. A trabalhar na Saúde em Português, além da nossa vida profissional e/ou da aposentação legítima, ambas prejudicadas.

Neste dia, os voluntários e colaboradores de Saúde em Português estarão “no terreno”:

1 – Acompanhando as dificuldades, resolvendo problemas, apoiando a equipa médica e de enfermagem que está na Guiné-Bissau, em condições inóspitas, desenvolvendo projecto de assistência em saúde, formação e construção e reabilitação de estruturas.

2 - Preparando contentor de ajuda humanitária, com equipamentos em saúde, material didáctico e medicamentos, para apoio à população de Bafatá, na Guiné-Bissau, e angariação de equipamento em saúde e medicamentos para S. Nicolau, e envio de material didáctico para Calheta de S. Miguel, ambos para Cabo Verde.

3 – Promovendo a assistência médica hospitalar em Portugal de doentes da Guiné-Bissau, Cabo Verde e Moçambique, recorrendo a apoios, amizade e direitos.

4 – Preparando intervenção em segurança alimentar e nutricional na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, em parceria e rede.

5 – Reformulando projectos de ajuda ao desenvolvimento para Angola e Moçambique, anteriormente candidatados e não aprovados, para nova candidatura.

6 – Promovendo contactos com Instituições e entidades financiadoras, na verdade lutando para conseguir apoio para concretizar o projecto de instalação de teleconsulta em cardiologia fetal e pediátrica no Hospital Dr. Baptista de Sousa, na Cidade do Mindelo, em Cabo Verde.

7 – Concluindo o Guia do Cooperante e iniciando a preparação do Dia do Voluntariado.

8 – Participando em reuniões de ONGDs, Inclusão Social e Cooperação.

9 – Preparando cursos de educação e formação de adultos, em parceria, no âmbito de novas oportunidades de ensino/aprendizagem e aquisição de competências da população em qualificação, em Portugal.

10 – Preparando formação em Geriatria, na área da ética do envelhecimento e envelhecimento activo, tendo com público-alvo os profissionais de saúde.

11 – Fazendo o rescaldo organizativo da nossa iniciativa de sensibilização pública no Dia Europeu de Combate ao Tráfico de Seres Humanos recentemente ocorrido.

12 – Desenvolvendo o projecto de igualdade de géneroO Outro Sexo”, organizando as acções de sensibilização dos públicos – alvo (estudantes, docentes, educadores, mulheres desempregadas, profissionais da comunicação social, associações de pais e mães, etc.), em curso.

13 – Analisando concurso de fotografia sobre igualdade de género, e preparando exibição do filme Coco avant Chanel (2009) em Ciclo de Cinema, e debate sobre “Empreendedorismo Feminino”.

14 – Concluindo o módulo de formação sobre Imigração e educação intercultural, desenvolvido para técnicos, mediadores, dirigentes, imigrantes, professores, juristas, estudantes, etc.

15 – Preparando o Curso de Direitos Humanos para Jovens, com módulos de cidadania, democracia, discriminação, direitos sociais, pobreza, globalização, paz e violência, ambiente, meios de comunicação social, crianças e igualdade de género.

16 – Iniciando acções do projecto de desabituação tabágica “Liberta-te do tabaco”, em curso no Estabelecimento Prisional de Coimbra, destinado à população prisional, guardas e detidos.

17 – Organizando o SeminárioSaúde e Integração: Novas realidades, oportunidades e desafios”, comemorativo do 34º Aniversário da Independência da República de Angola, com a Casa de Angola em Coimbra.

18 – Assegurando o secretariado, a tesouraria, a contabilidade, a elaboração de actas e relatórios, o apoio jurídico, a qualidade das instalações, reuniões e mais reuniões, etc., numa roda-viva de tarefas, problemas, cansaço, entusiasmo e desmotivação, mas executando o necessário e útil em espírito de missão.

Como se vê, estamos ocupados, não temos tempo nem dinheiro para festejar.

Só uma grande equipa (em empenho, não em número) poderia fazer num dia o que discriminámos, multiplicados dias e dias, fins de semana para prabalhar, férias sem férias.

O futuro de Saúde em Português está no voluntariado. Precisamos de voluntários. Quem ajuda a ajudar?

Com sede em Coimbra, e acção no mundo, Saúde em Português, 16 anos depois, existe...

Hernâni Caniço, Presidente da Direcção em nome da equipa de colaboradores e voluntários Saúde em Português

Sem comentários: