Saúde em Português

Saúde em Português
Instituição de Utilidade Pública de Portugal; Registo 1423/99 do Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal; Membro da Plataforma Portuguesa das Organizações Não Governamentais para o Desenvolvimento; Membro Associado da Confederação Ibero Americana de Medicina Familiar; Membro Observador Consultivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa; Membro do Fórum Não Governamental para a Inclusão Social

21/12/09

ONU: Dia Mundial da Solidariedade

O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, celebra neste domingo o Dia Internacional da Solidariedade pedindo a união de esforços, em um ano em que 100 milhões de pessoas se tornaram pobres devido à crise económica e financeira.

"Se alguma vez houve um momento para nos unirmos numa causa comum, esse momento é agora", afirmou Ban em mensagem por ocasião do Dia Internacional da Solidariedade.

O secretário-geral da ONU lembra que a data tem raiz na declaração adoptada na Cúpula do Milénio, em 2000, quando os governos incluíram a solidariedade entre os valores fundamentais para as relações internacionais do século 21.

"Este dia internacional tem um significado a mais este ano", afirmou o responsável das Nações Unidas, que lembrou que a crise económica e financeira causou o empobrecimento de 100 milhões de pessoas em 2009.

Ban ressaltou que as mudanças climáticas representam uma ameaça urgente e universal, colocando em risco a segurança alimentar e o acesso à água e aumentando a ocorrência de tragédias climáticas.

"Estas crises não podem ser abordadas por Estados individuais e afectam desproporcionalmente os mais pobres e vulneráveis, que estão menos equipados para lidar com elas", afirmou o secretário-geral.

Ban pediu aos países que renovem o "compromisso com a solidariedade humana e a acção colectiva para construir um mundo melhor e mais seguro para todos".

Fonte: Lusa
Informação daqui.

Sem comentários: