Saúde em Português

Saúde em Português
Instituição de Utilidade Pública de Portugal; Registo 1423/99 do Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal; Membro da Plataforma Portuguesa das Organizações Não Governamentais para o Desenvolvimento; Membro Associado da Confederação Ibero Americana de Medicina Familiar; Membro Observador Consultivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa; Membro do Fórum Não Governamental para a Inclusão Social

04/02/10

Ajuda Humanitária de Emergência

Saúde em Português enviou para o Haiti uma equipa em missão de Ajuda Humanitária, composta por dois elementos, o Médico Ricardo Marquez (Coordenador da Missão) e a Enfermeira Marta Nunes, ambos com experiência em missões anteriores, que partiu as 12:40 do passado dia 27 de Janeiro.

Depois de contactos com várias Organizações Internacionais e Organizações Não Governamentais Locais (OCHA, OMS, Cruz Vermelha, etc.), a equipa está a trabalhar em Port au Prince, no campo de deslocados da Escola Técnica, junto ao Palácio Governamental, onde estarão cerca de 20.000 pessoas.

O contexto é difícil. As carências são imensas e todos os profissionais de saúde insuficientes para atender às necessidades. Só no primeiro dia de trabalho de campo foram observados pela nossa equipa 156 doentes, tendo as principais queixas sido cefaleias, desidratação, feridas infectadas, hipertensão não controlada e problemas de pele. Foram ainda identificados e referenciados 33 casos para apoio Psicológico diferenciado.

Confirmada a necessidade de continuar este apoio e garantidas as condições mínimas quer de alojamento quer de integração dos profissionais de saúde em equipas internacionais, viajarão já na próxima terça-feira o médico Ricardo Gabriel e o enfermeiro Márcio Silva, que reforçarão a equipa de Saúde em Português no Haiti.

A campanha de angariação de fundos continua.

Ajude-nos a 'Salvar Vidas no Haiti!'

NIB 0035 0255 0023 6675 5301 1 da Caixa Geral de Depósitos

Sem comentários: