Saúde em Português

Saúde em Português
Instituição de Utilidade Pública de Portugal; Registo 1423/99 do Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal; Membro da Plataforma Portuguesa das Organizações Não Governamentais para o Desenvolvimento; Membro Associado da Confederação Ibero Americana de Medicina Familiar; Membro Observador Consultivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa; Membro do Fórum Não Governamental para a Inclusão Social

28/01/11

A experiência, o sonho, a acção


Da coordenação geral efectuada pelo Presidente da Direcção, ressalta um Plano constituído por 128 objectivos e 194 acções, a desenvolver em Portugal e todos os países da CPLP, além de Macau / China e Haiti, com o orçamento de 469.000€.
Este Plano tem a participação de dirigentes eleitos e colaboradores / as na sua elaboração, através dos Directores de Departamento e outros responsáveis, correspondendo novamente ao objectivo de promover a gestão participada por objectivos efectuada durante o ano de 2010, melhorada e alargada pelos executivos e colaboradores dos Departamentos.
Tem em conta o incremento da acção em Portugal, através de acções em igualdade de oportunidades e inclusão social, com relevo para o combate ao tráfico de seres humanos, apoio a minorias e promoção da saúde, devido à situação social do País poder ter formas de clivagem social, agravamento de condições de vida de extractos da população, e eventuais focos de criminalidade acrescida.
No Ano Europeu do Voluntariado, vamos intervir em cidadania e investigação, consolidando a estrutura organizativa, capacitando-a pelo número, composição técnica e formação.
Em destaque das suas acções, ressaltam as publicações da Revista “Ser solidário” e da Newsletter “Ser voluntário”, além das múltiplas formas de comunicação global e social: sítio e blog na internet, página e perfil no facebook, e páginas por projecto co-financiado.
Continuaremos o projecto editorial, com divulgação da cultura e arte lusófona através de livros, obras e CDs, realização de eventos e reconstrução da rede de delegados da Organização.
Interviremos em ajuda ao desenvolvimento na CPLP e ajuda humanitária em territórios de catástrofe, de acordo com as necessidades, capacidade organizativa e apoio dos estados, na expectativa da melhoria da concessão de dispensas de serviço estatal para o efeito.
Reestruturaremos a área de formação, com aquisição pedagógica, certi8ficação, bolsa de formadores e cursos em saúde, educação, tecnologias e direitos humanos.
Asseguraremos a gestão central da Organização, com quadros fixos e voluntariado, promovendo ainda o acesso de entidades, fornecedores, colaboradores e associados, na responsabilidade de trabalho laboral e participação de voluntariado.
Os direitos humanos serão ponto focal de acção, auxiliando o empoderamento, o envolvimento e a consciencialização da comunidade para os direitos dos grupos sociais vulneráveis e de risco.
A sustentabilidade da Organização passará por boa gestão administrativa e financeira, capacitação, voluntarismo e profissionalismo dos seus elementos dirigentes e colaboradores permanentes, reconhecimento dos seus objectivos e acções pela sociedade civil, e apoio do Estado Português e seus organismos intermédios da mais-valia que Saúde em Português representa, como complemento do ideário social, cooperação e desenvolvimento.
Estas são as condições essenciais para que Saúde em Português, ao entrar nos 18 anos de existência, atinja a maioridade como estrutura e funções ou, em alternativa, torne inultrapassáveis as dificuldades inerentes a uma Organização deste tipo, que está localizada fora dos poderes públicos, e actua sem demagogia, falsidade ou oportunismo.
Saúde em Português tem 530.000 beneficiários ao longo de 17 anos de acção, e encontra-se nesta encruzilhada, que esperamos vencer, assim se conjuguem os esforços, a dedicação, a compreensão, a aceitação, o valor, o mérito, o apoio.

Sem comentários: