Saúde em Português

Saúde em Português
Instituição de Utilidade Pública de Portugal; Registo 1423/99 do Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal; Membro da Plataforma Portuguesa das Organizações Não Governamentais para o Desenvolvimento; Membro Associado da Confederação Ibero Americana de Medicina Familiar; Membro Observador Consultivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa; Membro do Fórum Não Governamental para a Inclusão Social

05/01/11

Moçambique: Morreu Malangatana



MALANGATANA MORREU: Triste sina o obituário. Mais uma figura de referência para Saúde em Português desapareceu. 
Visitámos o CENTRO CULTURAL E SOCIAL DE MATALANA, distrito de Marracuene, em Moçambique, dinamizado pelo pintor e pessoa de bem, e que também apoiámos. Reiteramos o nosso preito a Malangatana. Também o fizemos no II ENCONTRO "A SAÚDE, A EDUCAÇÃO E A EDUCAÇÃO PARA A SAÚDE", que Saúde m Português organizou em Maputo, Moçambique, de 16 a 21 de Abril de 2001.
E porque para Saúde em Português existe reconhecimento, promovemos HOMENAGEM PÚBLICA a Malangatana Valente Ngwenya (com a sua presença) e a Zeca Afonso (a título póstumo) em 11 de Junho de 2001, na Casa Municipal da Cultura, em COIMBRA.
E dissemos, através do presidente de Saúde em Português, Hernâni Caniço:
"Saúde em Português é um ponto de encontro... em português, encontro também de imaginação tradição, alegria.
Porque as portas que Abril abriu e o Maio maduro Maio representam actos em que participámos, participamos e participaremos, e a história perdura e se transforma, deixamos este abraço, em Coimbra, pólo de atracção e encantamento.
Abraço em homenagem a vultos da cultura e arte, com percurso de relevo na promoção da liberdade e democracia, da luta pela dignidade dos povos e do espírito lusófono. 
O preito às gerações, para que a vida saia à rua."
Foram ainda palestrantes os médicos MANUEL LOUSÃ HENRIQUES e AFONSO DE ALBUQUERQUE, que retrataram os homenageados e comoveram Malangatana.
Esta Homenagem foi integrada no III ENCONTRO DE MEDICINA GERAL E FAMILIAR DA COMUNIDADE DOS PAÍSES DE LÍNGUA PORTUGUESA, organizado por Saúde em Português, em Coimbra, donde resultou a DECLARAÇÃO DE COIMBRA "Coimbra solidária", protocolo de cooperação entre 55 Organizações Não Governamentais e Organismos Oficiais da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.
MALANGATANA continua PRESENTE. Com estímulo à solidariedade sem fronteiras. E nos dá força.


Sem comentários: