Saúde em Português

Saúde em Português
Instituição de Utilidade Pública de Portugal; Registo 1423/99 do Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal; Membro da Plataforma Portuguesa das Organizações Não Governamentais para o Desenvolvimento; Membro Associado da Confederação Ibero Americana de Medicina Familiar; Membro Observador Consultivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa; Membro do Fórum Não Governamental para a Inclusão Social

19/04/11

Ajuda Humanitária à população líbia

Saúde em Português é uma ONGD com sede em Coimbra, fundada em 1993, com 17 anos de existência e mais de 500.000 beneficiários na CPLP e territórios de conflito, guerra e catástrofe.
É uma Instituição de Utilidade Pública, Membro da Plataforma Portuguesa das Organizações Não Governamentais para o Desenvolvimento, Membro Associado da Confederação Ibero Americana de Medicina Familiar, Membro Observador Consultivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa e Membro Fundador do Fórum Não Governamental para a Inclusão Social.
Para além dos projectos de Apoio ao Desenvolvimento, têm sido levados a cabo múltiplos projectos de Ajuda Humanitária e de Emergência ao longo dos anos, dos quais destacamos:
- Guiné-Bissau (1998), aquando da guerra civil entre Ansumane Mané e Nino Vieira, prestando cuidados de saúde, em parceria com outra ONGD.
- Timor Leste (2000), após massacres, prestando cuidados de saúde e ajuda alimentar, com um total de 15 elementos no terreno ao longo de 2 anos, apoiados pelo Alto Comissariado para a Transição de Timor Leste e pela União Europeia.
- Moçambique (2001), aquando de umas das piores cheias verificadas no país, prestando cuidados de saúde, com um total de 4 elementos ao longo de 1 ano, apoiados pela Comissão Especial de Ajuda Humanitária da Presidência da República Portuguesa, presidida pela Dra. Maria José Ritta.
- Sri Lanka (2004), na sequência do Tsunami e actuando em território de guerrilha Tamil, prestando cuidados de saúde com um total de 10 elementos no terreno por 2 anos, apoiados pela sociedade civil.
- Haiti (2010), no pós-sismo, prestando cuidados de saúde e apoio psico-social, com a colaboração de 13 expatriados ao longo de cerca de 10 meses, com apoio da OCHA / ONU e do IPAD.

O flagelo humanitário que está a acontecer na Líbia, especialmente dada a situação de isolamento extremo que se tem vivido em alguns pontos do país, não nos poderia deixar indiferentes.  

Assim, reconhecendo o imperativo humanitário e dada a experiência de Saúde em Português, foi já demonstrada toda a disponibilidade para integrar eventual equipa portuguesa de apoio à população líbia, em documento enviado ao Sr. Ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal.   

Sem comentários: