Saúde em Português

Saúde em Português
Instituição de Utilidade Pública de Portugal; Registo 1423/99 do Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal; Membro da Plataforma Portuguesa das Organizações Não Governamentais para o Desenvolvimento; Membro Associado da Confederação Ibero Americana de Medicina Familiar; Membro Observador Consultivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa; Membro do Fórum Não Governamental para a Inclusão Social

28/06/11

África: Pior seca dos últimos 60 anos afecta 10 milhões de pessoas

A ONU pediu, nesta terça-feira, ajuda humanitária urgente para os dez milhões de pessoas que estão a ser afectadas pela pior seca dos últimos 60 anos no Corno de África.
Os países do chamado Corno de África - Etiópia, Somália, Quénia, Uganda e Djibuti - precisam urgentemente de ajuda para enfrentar a fome, sublinhou a ONU.
Nessa região, "mais de dez milhões de pessoas são afectadas de alguma forma pela seca que dura há anos", afirmou a porta-voz do Gabinete de Coordenação de Assuntos Humanos das Nações Unidas, Elisabeth Byrs.
"Não se assistia a uma seca assim há 60 anos", acrescentou Byrs, explicando que a falta de chuva provocou "uma crise alimentar importante nessa região do mundo" e que em muitas zonas, em particular no Quénia, Etiópia e Somália, se "pode falar em fome".
De acordo com os dados da ONU, citados pela AFP, a seca afecta 3,2 milhões de pessoas no Quénia; 2,6 milhões de pessoas na Somália; 3,2 milhões na Etiópia e 117 mil em Djibuti.
A escassez de chuva nos últimos dois anos afectou as culturas agrícolas e provocou um aumento do preço dos cereais, o que por sua vez fez com que o acesso a alimentos básicos se tornasse muito difícil.
A malnutrição nas crianças é um factor especialmente preocupante para as Nações Unidas, que prevêem que as taxas de mortalidade - que já são elevadas - continuem a subir.
Milhares fogem da Somália para o Quénia
O apelo da ONU acontece na mesma altura em que a organização humanitária Save The Children anunciou que, todos os dias, cerca de 1300 pessoas - entre as quais 800 serão crianças - estão a fugir da Somália para o Quénia, por causa da seca e da guerra.
De acordo com dados do Alto Comissariado para os Refugiados, cerca de 20 mil somalis que fugiram da seca e da violência chegaram nas duas últimas semanas a um acampamento em Dadaab, no noroeste do Quénia.

Fonte : "Expresso das Ilhas"

Sem comentários: