Saúde em Português

Saúde em Português
Instituição de Utilidade Pública de Portugal; Registo 1423/99 do Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal; Membro da Plataforma Portuguesa das Organizações Não Governamentais para o Desenvolvimento; Membro Associado da Confederação Ibero Americana de Medicina Familiar; Membro Observador Consultivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa; Membro do Fórum Não Governamental para a Inclusão Social

22/06/11

Brasil: Governo autoriza doações de alimentos a países da CPLP

Esta quarta-feira, foi oficializada a lei que permite ao Brasil doar alimentos dos stocks públicos a países de língua portuguesa, além de outras 15 nações, a título de ajuda humanitária.

A lei publicada no Diário Oficial da União prevê a concessão de até 500 mil toneladas de arroz, uma tonelada de sementes de hortaliças, 100 mil toneladas de feijão e 100 mil toneladas de leite em pó.

Numa nota, o Ministério da Agricultura observou que os limites previstos na legislação foram calculados "de forma a não comprometer o abastecimento de populações que sofreram os efeitos de eventos socionaturais no Brasil".

Conforme previsto na lei, o Ministério da Agricultura será o responsável pela autorização do envio da ajuda humanitária, ultrapassando os entraves burocráticos para que as mercadorias possam ser transportadas, via navio, para as nações necessitadas.

Já o Ministério das Relações Exteriores ficará responsável por definir a quantidade e o destino dos produtos, além de ter recebido o aval para enviar "stocks remanescentes" a outros países atingidos por catástrofes ambientais ou que estejam em situação de insegurança alimentar aguda.

Os países incluídos na lista de possíveis receptores dos stocks brasileiros são: Bolívia, El Salvador, Guatemala, Haiti, Nicarágua, Zimbábue, Cuba, Sudão, Etiópia, República Centro-Africana, Congo, Somália, Níger, Coreia, países integrantes da Comunidade de Países de Língua Oficial Portuguesa e a Autoridade Nacional Palestina.

Fonte " Agência Lusa"

Sem comentários: