Saúde em Português

Saúde em Português
Instituição de Utilidade Pública de Portugal; Registo 1423/99 do Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal; Membro da Plataforma Portuguesa das Organizações Não Governamentais para o Desenvolvimento; Membro Associado da Confederação Ibero Americana de Medicina Familiar; Membro Observador Consultivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa; Membro do Fórum Não Governamental para a Inclusão Social

13/06/11

Projecto "Saúde na Esquina"





Decorreu hoje, nas instalações de Saúde em Português, uma cerimónia pública, em que Hernâni Caniço, Presidente de Saúde em Português falou, à comunicação social do novo projecto denominado “Saúde na Esquina”, co-financiado pela Direcção Geral de Saúde.
Este projecto iniciado este mês, com a duração de 12 meses, vai ser implementado na região de Coimbra, com o intuito de prestar cuidados de saúde e apoio psicossocial em zonas de prostituição.
Esther de Leon, médica de Saúde em Português e coordenadora do projecto, apresentou os objectivos do mesmo: (I) promover e educar para a saúde reduzindo a prevalência das doenças sexualmente transmissíveis; (II) ajudar a diminuir os comportamentos de risco e incentivar a uma mudança de atitude; (III) promover a saúde e prevenir as doenças e (IV) promover a reinserção e inclusão social e promover a igualdade de género e da cidadania. Lutar pela solidariedade e não pela caridade, e dignificar o ser humano são desígnios a atingir.
Esta iniciativa tem parceria com a ARS Centro (Administração Regional da Saúde), representada nesta conferência Joaquim Gomes da Silva, a qual enalteceu Saúde em Português por está iniciativa, sublinhando que este projecto vem “atenuar as desigualdades sociais existentes e ainda levar cuidados específicos a uma camada específica”.
Andrea Speidel, médica infecciologista, apadrinhou esta iniciativa, mostrando enorme interesse em fazer parte desta equipa e vontade de descobrir, aprender e conhecer as carências e as expectativas dos destinatários do projecto.
O projecto vai ser desenvolvido por uma equipa multidisciplinar, envolvendo médicosas, enfermeirosas, psicólogosas, assistentes sociais, entre outros, para trabalhar concertadamente com vista à mudança dos comportamentos de risco.
Saúde em Português é responsável pelo financiamento de 10.777 euros, pelo que apela às instituições da cidade, à responsabilidade social das empresas e a população solidária para contribuir para esta causa através da linha solidária 760454647.










Sem comentários: