Saúde em Português

Saúde em Português
Instituição de Utilidade Pública de Portugal; Registo 1423/99 do Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal; Membro da Plataforma Portuguesa das Organizações Não Governamentais para o Desenvolvimento; Membro Associado da Confederação Ibero Americana de Medicina Familiar; Membro Observador Consultivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa; Membro do Fórum Não Governamental para a Inclusão Social

22/06/11

Vacina contra a malária perto de ser uma realidade

Especialistas médicos afirmaram que está para breve uma vacina contra a malária. De momento, decorrem testes clínicos em sete países africanos, resultado de uma parceria internacional. Este medicamento poderá estar disponível já em 2015. Depois de décadas a iludir a ciência médica, a malária parece estar perto de vir a ter uma vacina. Os testes a decorrer são resultantes de uma parceria entre governos locais, ONG’s, uma empresa farmacêutica e investigadores africanos e ocidentais, sendo dos maiores realizados até agora na África subsaariana.

Conhecido como vacina RTS,S, este medicamente está a ser administrado em cerca de 15.000 recém-nascidos e crianças, em onze acampamentos espalhados pela região.

Do processo faz parte o seu acompanhamento por um período de 36 meses o que, como afirmaram os especialistas, já permitiu verificar uma diminuição de 53% nos casos de incidência da doença.

Além das vidas que a vacina pode vir a salvar, é também realçado o factor económico. O impacto desta doença nos sistemas de saúde locais é muitas vezes insuportável, consumindo grande parte dos recursos financeiros existentes e impedindo que essas verbas possam ser utilizadas em outras áreas.

Relativamente às medidas de prevenção utilizadas até ao momento – redes mosquiteiras e insecticidas -, estas estão a ter, na opinião destas entidades, um impacto aquém do esperado.

Apesar disso, a futura utilização desta vacina não deverá significar o abandono destas práticas, funcionando, isso sim, como complementares

Fonte: Jornal "A Semana"

Sem comentários: