Saúde em Português

Saúde em Português
Instituição de Utilidade Pública de Portugal; Registo 1423/99 do Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal; Membro da Plataforma Portuguesa das Organizações Não Governamentais para o Desenvolvimento; Membro Associado da Confederação Ibero Americana de Medicina Familiar; Membro Observador Consultivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa; Membro do Fórum Não Governamental para a Inclusão Social

27/07/11

Apresentação do livro de Abdulai Sila – As Orações de Mansata

Mónica Ferreira e Maria Medina estiveram, em representação de Saúde em Português, na apresentação do livro, “As Orações de Mansata” do escritor guineense Abdulai Sila.
Esta sessão, que teve lugar na passada segunda-feira nas instalações do Teatro da Cerca de São Bernardo, começou com a leitura de alguns excertos da obra por elementos do Grupo de Teatro d´A Escola da Noite. De seguida, o autor fez uma pequena apresentação da mesma referindo os motivos que o levaram a escrever esta “adaptação de Macbeth à realidade africana”.


Abdulai Sila afirmou que não gosta de escrever por encomenda, pois para ele escrever é um prazer, mas quando surgiu a oportunidade de escrever um texto dramático que estivesse relacionado com Macbeth, aceitou esse desafio pois tinha a noção que vivia num autêntico palco.
É uma obra que retrata todos os mecanismos de corrupção, luta pelo poder e violência extrema que ficaram marcados no regime político da Guiné-Bissau, ou seja trata-se de uma luta entre muitas pessoas que querem subir ao poder e que são capazes de tudo, inclusive a “matança geral”
Abdulai Sila fez ainda um apelo a todos os guineenses para que encarem todos os desafios que têm pela frente sempre com muita confiança e esperança.
Acrescentou ainda que a função do escritor não é só criticar, mas sim dizer a verdade, como também a obrigação de solidarizar, por isso há que ter esperança que as coisas vão mudar e tentar passar sempre uma mensagem de fé.

Sem comentários: