Saúde em Português

Saúde em Português
Instituição de Utilidade Pública de Portugal; Registo 1423/99 do Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal; Membro da Plataforma Portuguesa das Organizações Não Governamentais para o Desenvolvimento; Membro Associado da Confederação Ibero Americana de Medicina Familiar; Membro Observador Consultivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa; Membro do Fórum Não Governamental para a Inclusão Social

12/07/11

Dez milhões de pessoas ameaçadas pela fome no Corno de África


São mais de dez milhões de pessoas que estão ameaçadas pela fome no Corno de África, em particular no Quénia, alertou a organização não governamental Acção Contra a Fome, que pede medidas de emergência. A seca prolongada - a pior dos últimos 50 anos - dita a penúria que enfrenta esta zona do continente africano.
Num comunicado, a associação assegura tratar-se da "crise alimentar mais grave do mundo", que se deve essencialmente à "seca prolongada" que afecta a região há vários anos.
No Quénia, cerca de três milhões de pessoas "estão em situação de insegurança alimentar". "Entre elas, um número significativo ainda não recuperou da falta de chuva dos anos precedentes", afirma a ACF.
A ONG pede uma resposta de emergência do governo queniano e um reforço da ajuda internacional para se lidar com a mortalidade maciça dos animais e o aumento excessivo do preço dos alimentos.
A associação sugere o aumento da ajuda alimentar, novos programas de nutrição, ajuda preventiva para as crianças com menos de cinco anos, serviços veterinários para o gado e estabilização dos mercados para conter a subida do preço dos alimentos.
A ACF, que contava com um orçamento de 3,4 milhões de dólares para a região, prevê um aumento de três milhões em 2011.
A agência da ONU para a alimentação e a agricultura, a FAO, lançou na semana passada um alerta sobre a mesma crise, que se tem vindo a agravar e que ameaça todos os países do Corno de África (Djibuti, Etiópia, Quénia e Somália.

Fonte : "A Semana.cv"/ "DN"

Sem comentários: