Saúde em Português

Saúde em Português
Instituição de Utilidade Pública de Portugal; Registo 1423/99 do Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal; Membro da Plataforma Portuguesa das Organizações Não Governamentais para o Desenvolvimento; Membro Associado da Confederação Ibero Americana de Medicina Familiar; Membro Observador Consultivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa; Membro do Fórum Não Governamental para a Inclusão Social

19/08/11

Cursos de Formação - Qualificação de Profissionais de Saúde

Saúde em Português vem por este meio informar que já se encontram abertas as inscrições para a 1ª acção dos cursos ‘Cuidados Paliativos’ e ‘Dor Crónica’.
Estes cursos visam responder à necessidade de actualização e reciclagem de conhecimentos por parte de profissionais de saúde nas áreas de infecção hospitalar, prevenção, cuidado de saúde ao idoso, cuidados continuados de saúde, entre outras.
Assim, têm como destinatários todos os profissionais de saúde que pretendam actualizar os seus conhecimentos de forma a corresponder aos desafios impostos pelas alterações tecnológicas e organizacionais, decorrentes da reforma do sistema de saúde.
Estes cursos, financiados pelo POPH – Programa Operacional do Potencial Humano, são promovidos por Saúde em Português em colaboração com a HJPN - Consultores Associados ACE (entidade formadora).
Os cursos decorrerão nas instalações de Saúde em Português e serão os seguintes:



Apresentação
A dor é um fenómeno multidimensional e complexo com efeitos nefastos na saúde dos indivíduos e por isso desafiador para os profissionais de saúde que se deparam com este problema diariamente. Está presente na generalidade das situações patológicas que requerem cuidados de saúde. A prevenção e tratamento da dor é um dever dos cuidados de saúde e um direito dos que dela sofrem pelo que exige acção planeada, organizada e validada cientificamente. É pois uma prioridade na prestação dos cuidados de saúde, bem expresso pela implementação do Dia Nacional de Luta Contra a Dor em 1999, no Plano Nacional de Luta Contra a Dor em 2001, na instituição da dor como 5º sinal vital em 2003, nas orientações estratégicas do Plano Nacional de Saúde 2004-2010, e inúmeras iniciativas da Associação Portuguesa para o Estudo da dor, entre outras organizações e entidades como a International Association for the Study of Pain, American Academy of Pediatrics, Academy Canadian of Pediatrics,  American Association of Pain, American Medical Association, Agence Nationale d’Acreditation et d’Evaluation en Santé, entre outras. Todavia, as dificuldades manifestadas pelos profissionais de saúde na área da avaliação da dor continuam a impedir que esta e os efeitos da sua terapêutica sejam valorizados e sistematicamente diagnosticados, avaliados e registados como norma de boa prática e como rotina altamente humanizante nos cuidados à pessoa com dor.
A dor como fenómeno universal, requer dos profissionais de saúde uma resposta igualmente universal, onde o tratamento insuficiente é um resultado não aceitável.

Objectivos
• Aprofundar conhecimentos sobre a problemática da dor;
• Desmistificar mitos e crenças em relação aos cuidados com a dor;
• Avaliar a intensidade da dor na pessoa de acordo com a sua situação clínica;
• Analisar a utilidade da aplicação de escalas de avaliação de dor e o registo da sua intensidade;
• Relembrar intervenções interdependentes e autónomas de enfermagem no doente com dor.

Conteúdo programático
Introdução à Problemática da Dor (4 horas)
Revisão do Conhecimento Científico sobre a Dor (4 horas)
Factores que interferem na percepção da dor (4 horas)
Práticas do Controlo da Dor (4 horas)
Intervenções Autónomas de Enfermagem (4 horas)
Aula prática; (5 horas)
Avaliação Teórico-prática e Encerramento ( 2 horas)
Duração total da acção: 30 horas
Metodologia: Metodologia activa, centrada no formando|a, utilizando técnicas de formação como exposição dialogada, demonstração, simulação, trabalho individual e de grupo.

Destinatários|as: Médicos|as, Enfermeiros|as e outros Profissionais de Saúde.

Local: Sala de Formação de Saúde em Português ( Av. Elísio de Moura n.º 417 1.ºE- 3030-138 Coimbra)

Datas: Terças e Quintas, de 6 a  29 de Setembro de 2011

Horário: 17:00 - 21:00 Horas

Formadora: Graça Maria Fernandes M C Folhas Varanda (Especialista em Enfermagem de Médico Cirúrgica e Pós Graduada em Enfermagem Oncológica).

Entidade Formadora: HJPN-Consultores Associados ACE

Formação Gratuita - As inscrições devem ser feitas através do email: info@saudeportugues.org 
Descarregue a sua ficha de inscrição aqui: 

Para qualquer dúvida ou esclarecimento não hesite em contactar-nos:
Saúde em Português
Av. Elísio de Moura, nº 417, 1º E,
3030-183, Coimbra
Telefone: 239702723 / 960092989 ou ainda info@saudeportugues.org

Sem comentários: