O Comité Nobel Norueguês distinguiu, hoje, duas mulheres de origem Africana, e uma de origem árabe, com o Prémio Nobel da Paz 2011.
As laureadas foram:
Ellen Johnson-Sirleaf - primeira mulher africana a ser eleita Presidente, lutou pela paz na Libéria e contribuiu para a promoção do desenvolvimento económico e social e reforço da posição das mulheres na sociedade
Leymah Gbowee – activista liberiana, responsável pela mobilização de mulheres de diferentes religiões e etnias de forma a acabar com a guerra na Libéria e garantir a participação das mesmas nas eleições.
Tawakkel Karman - activista iemenita, que liderou movimentos de luta pelos direitos das mulheres, pela democracia e paz no Iémen.
Saúde em Português felicita as distinguidas pelo Prémio Nobel da Paz, pelo trabalho realizado na defesa dos direitos humanos, mais propriamente na defesa dos direitos e da segurança das mulheres. Felicita igualmente todas as mulheres do mundo que todos os dias lutam de forma pacífica em nome dos direitos dos seus semelhantes.
Condenando qualquer forma de violação dos direitos humanos, Saúde em Português continuará empenhada em agir em prol de causas humanas e a lutar pela igualdade de género bem como pela promoção da paz.
Sem comentários:
Enviar um comentário