No Jornal de Notícias: "Há mais mulheres voluntárias do que homens nas instituições de solidariedade social, a maioria chega às instituições através de familiares e amigos e é motivada pelo "bem-fazer", refere um estudo sobre o voluntariado em Portugal.
O estudo, que faz a caracterização dos voluntários que colaboram em Instituições de Solidariedade Social, foi realizado em 2010 pela associação 'Entreajuda' e a Universidade Católica, em parceria com os Bancos Alimentares.
Na Bolsa do Voluntariado da 'Entreajuda' - instituição privada de solidariedade social -- estão inscritos actualmente 22 mil voluntários e 1300 instituições, um número que tem vindo a aumentar paulatinamente, disse à agência Lusa a coordenadora da área de voluntariado da instituição, Helena Presas.
Os voluntários chegam às instituições através de familiares e amigos (39,8%) e das paróquias (29,7%), refere o estudo, adiantando que 4,2% oferecem-se através da Internet e 2,8% chegam por iniciativa própria.
Metade dos voluntários é motivada pelo bem-fazer, um em cada três (33,7%) pela realização pessoal e 12,0% para ocupar o tempo.
A maioria dos voluntários (78,4%) colabora com as instituições de uma forma regular: Uma em cada quatro (26%) afirma que os seus voluntários colaboram duas a três vezes por semana, uma em cada cinco tem voluntários a trabalhar todos os dias".
Mais detalhes da notícia aqui :
Sem comentários:
Enviar um comentário