Saúde em Português

Saúde em Português
Instituição de Utilidade Pública de Portugal; Registo 1423/99 do Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal; Membro da Plataforma Portuguesa das Organizações Não Governamentais para o Desenvolvimento; Membro Associado da Confederação Ibero Americana de Medicina Familiar; Membro Observador Consultivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa; Membro do Fórum Não Governamental para a Inclusão Social

29/11/11

Voluntariado abaixo da média europeia

No Jornal de Notícias - "O voluntariado em Portugal atinge valores de envolvimento "bastante reduzidos", na ordem dos 12%, face à média europeia de 24%, mas há um aumento significativo da participação em campanhas pontuais, aponta um estudo inédito.
A investigação "Voluntariado em Portugal", a que a agência Lusa teve acesso e que é apresentado publicamente, esta terça-feira, realça que, na última década, se assistiu na União Europeia (UE) a "um aumento quer do número de voluntários, quer do número de organizações promotoras do voluntariado".
"Estima-se que, na UE, estejam envolvidos no voluntariado entre 92 a 94 milhões de adultos, o que representa cerca de 23% a 24% da população", refere o documento.
Os "maiores níveis de envolvimento" são no norte da Europa, em países como a Holanda e a Suécia (cerca de 40%), o que "contrasta fortemente" com a realidade dos países do sul da Europa, como Portugal, Espanha e Itália, "onde os níveis de envolvimento são pouco superiores a 10%".
Em Portugal, a participação tem "valores bastante reduzidos", na ordem dos 12%, indica o estudo, que refere a "ausência de uma cultura de voluntariado" no país.
"A percentagem da população que faz voluntariado pelo menos uma vez por mês é de 2,9% no caso do voluntariado formal, de 6,1% no voluntariado informal (não integrado numa organização) e de apenas 2,2% relativamente à entreajuda comunitária (voluntariado de proximidade)", apontam.

A notícia pode ser lida na íntegra aqui :

Sem comentários: