Saúde em Português

Saúde em Português
Instituição de Utilidade Pública de Portugal; Registo 1423/99 do Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal; Membro da Plataforma Portuguesa das Organizações Não Governamentais para o Desenvolvimento; Membro Associado da Confederação Ibero Americana de Medicina Familiar; Membro Observador Consultivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa; Membro do Fórum Não Governamental para a Inclusão Social

14/12/11

Cabo Verde é exemplo no combate à malária

O relatório da Organização Mundial de Saúde (OMS) aponta que Cabo Verde é o país que registou os melhores índices de combate à malária. A pesquisa foi realizada em 43 Estados africanos onde a doença é endémica.



"Os resultados mostrados nesse relatório foram os melhores em décadas. Depois de tantos anos de deterioração e estagnação na situação da malária, países e seus parceiros de desenvolvimento estão agora na ofensiva", disse a directora-geral da OMS, Margaret Chan.
No ano passado, Cabo Verde entrou na fase de pré-eliminação da malária, a registar 47 casos prováveis e confirmados e uma morte. O país foi um dos oito da região a reduzir acima de 50% os índices da doença. Em 2000, os números chegaram a 144.
Ao todo, o número de morte por malária caiu para 655 mil em 2010, 36 mil a menos do que em 2009. "Embora isso represente um progresso significativo, os números de mortalidade ainda são muito altos para uma doença que é totalmente evitável e tratável", destaca o relatório.
A doença é endémica em mais de 100 países. Os piores índices são da Nigéria, com 197 mil mortes registadas, do Quénia, com 26 mil, e da República Democrática do Congo, com 23 mil.

Fonte: A Semana

Sem comentários: