Saúde em Português

Saúde em Português
Instituição de Utilidade Pública de Portugal; Registo 1423/99 do Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal; Membro da Plataforma Portuguesa das Organizações Não Governamentais para o Desenvolvimento; Membro Associado da Confederação Ibero Americana de Medicina Familiar; Membro Observador Consultivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa; Membro do Fórum Não Governamental para a Inclusão Social

02/01/12

2012 - Ano Europeu Do Envelhecimento Activo e da Solidariedade entre Gerações

“2012 é o Ano Europeu do Envelhecimento Activo e da Solidariedade entre Gerações. Uma oportunidade para todos de reflectir sobre o facto de os europeus viverem agora mais tempo e com mais saúde do que nunca e aproveitar as oportunidades que se oferecem.
É também essencial para manter a solidariedade intergeracional em sociedades em que o número de pessoas idosas aumenta rapidamente.
O desafio para os políticos e todos os que se interessam por estas questões será melhorar as oportunidades do envelhecimento activo em geral e de levar uma vida autónoma, intervindo em áreas tão diversas como o emprego, os cuidados de saúde, os serviços sociais, a educação de adultos, o voluntariado, a habitação, a informática e os transportes.
O Ano Europeu pretende sensibilizar para estas questões e para a melhor forma de as abordar, mas acima de tudo procura incentivar os responsáveis a estabelecerem objectivos e a tomar medidas para os alcançar. O ano de 2012 deverá ir além do debate e começar a produzir resultados palpáveis.
A coligação do Ano Europeu 2012 é actualmente constituída por 40 organizações europeias que vêem o Ano Europeu do Envelhecimento Activo e da Solidariedade entre Gerações como uma oportunidade de abordar a discriminação baseada na idade e as mudanças demográficas e conseguir uma situação mais justa e sustentável para as pessoas de todas as idades.
O Ano Europeu fomentará soluções inovadoras para os desafios económicos e sociais do envelhecimento da população europeia. Também ajudará as pessoas idosas a manterem-se em boa saúde física e mental e a participarem mais activamente no mercado do trabalho e nas suas comunidades.”
(Fonte: http://ec.europa.eu/social/ey2012main.jsp?catId=971&langId=pt )

Sem comentários: