Saúde em Português

Saúde em Português
Instituição de Utilidade Pública de Portugal; Registo 1423/99 do Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal; Membro da Plataforma Portuguesa das Organizações Não Governamentais para o Desenvolvimento; Membro Associado da Confederação Ibero Americana de Medicina Familiar; Membro Observador Consultivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa; Membro do Fórum Não Governamental para a Inclusão Social

12/01/12

Haiti : 2 anos depois

No dia 12 de Janeiro de 2010 aconteceu uma das maiores tragédias humanitárias num dos países mais pobres do hemisfério norte – o Haiti
O Haiti foi devastado com um terramoto que destruiu o país por completo deixando a população nas piores condições de vida.




Perante isto e dada a experiência de Saúde em Português em Missões Humanitárias, abraçámos esta causa. Numa primeira fase, no dia 27 de Janeiro de 2010, Saúde em Português enviou uma equipa, composta por um médico e uma enfermeira, com experiência significativa em situações de catástrofes, afim de prestar ajuda humanitária às vítimas do terramoto do Haiti.
Como forma de angariar fundos para ajudar a minorar o sofrimento do povo haitiano, melhorando a sua saúde e ajudando a reconstruir a vida nova Saúde em Português, iniciou uma campanha pública de sensibilização através da Campanha Humanitária “Salvar Vidas no Haiti”.
No primeiro momento Saúde em Português prestou cuidados de saúde primários de emergência às vítimas do sismo de 12 de Janeiro e, num segundo momento, enviou mais uma equipa e desenvolveu o Projecto Unité Santé Familial - USF, co-financiado pela Organização das Nações Unidas, com objectivo de dar continuidade ao trabalho já desenvolvido.




O Projecto Unité Santé Familial consistiu na criação de uma Unidade de Saúde Familiar, cujo objectivo era melhorar o acesso da população aos cuidados de saúde primários bem como contribuir para o desenvolvimento sustentável dos cuidados de saúde em Port-au-Prince.

Saúde em Português cumpriu mais uma Missão a favor dos mais carenciados, continua solidário com o Povo Haitiano e persiste na luta pela vida de quem mais precisa.

Sem comentários: