Saúde em Português

Saúde em Português
Instituição de Utilidade Pública de Portugal; Registo 1423/99 do Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal; Membro da Plataforma Portuguesa das Organizações Não Governamentais para o Desenvolvimento; Membro Associado da Confederação Ibero Americana de Medicina Familiar; Membro Observador Consultivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa; Membro do Fórum Não Governamental para a Inclusão Social

19/03/12

Apresentação Pública do Projecto "Venha Pelo Seu Pé"

Decorreu hoje, nas instalações de Saúde em Português, a cerimónia pública de apresentação do Projecto “Venha Pelo Seu Pé”.
Trata-se de um projecto promovido e desenvolvido por Saúde em Português, apoiado financeiramente pela Direcção Geral da Saúde de Portugal e com a duração de 12 meses.
Este projecto, que tem como público-alvo pessoas com diabetes, será desenvolvido tendo em vista a promoção da saúde, a prevenção e tratamento da diabetes, a reabilitação, a redução de danos e a reinserção.
Na cerimónia estiveram presentes Hernâni Caniço, Presidente de Saúde em Português, Amílcar Silva, Médico no Hospital de Dia de Diabéticos, CHC, Rui Pinheiro, Médico e Coordenador do Projecto “Venha Pelo Seu Pé”, Renato Assunção, Enfermeiro e representante Associação dos Diabéticos da Zona Centro, que apadrinhou este Projecto.
Hernâni Caniço felicitou os convidados que estiveram presentes e realçou a necessidade de reflectir acerca da problemática da diabetes.
Rui Pinheiro apresentou, sumariamente, este projecto, que começou em Janeiro passado e terminará em Dezembro, e no âmbito do qual serão levadas a cabo uma série de actividades relacionadas com a temática: workshop, consultas do pé diabético, uma caminhada, sessões de educação para a saúde e promoção de estilos de vida saudável, entre outras.
O coordenador do projecto sublinhou a importância da intervenção, uma vez que o pé diabético é uma das complicações mais graves da diabetes mellitus, podendo ocorrer em cerca de 15% dos utentes diabético e é o principal motivo de ocupação de camas hospitalares pelos diabéticos, sendo responsável por 40% a 60 % das amputações não traumáticas.
Amílcar Silva felicitou esta iniciativa, descrevendo-a como de extrema importância pelo facto do pé diabético ser algo que deve merecer a atenção de todos.
Renato Assunção referiu que, sendo as intervenções nesta área ainda tão poucas, este projecto é bem-vindo, uma vez que, no que diz respeito ao pé diabético, falta ainda identificar e preencher muitas lacunas ao nível dos cuidados de saúde primários.





Sem comentários: