Saúde em Português

Saúde em Português
Instituição de Utilidade Pública de Portugal; Registo 1423/99 do Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal; Membro da Plataforma Portuguesa das Organizações Não Governamentais para o Desenvolvimento; Membro Associado da Confederação Ibero Americana de Medicina Familiar; Membro Observador Consultivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa; Membro do Fórum Não Governamental para a Inclusão Social

05/03/12

Dia Europeu da Igualdade Salarial

A não-discriminação, um dos princípios fundadores da União Europeia, deveria estar na base da igualdade salarial. No entanto, as mulheres continuam a ganhar, em média, 17.5% menos que os homens.
A disparidade salarial traduz discriminações e desigualdades persistentes no mercado de trabalho e tem repercussões profundas. Por exemplo, uma remuneração mais baixa significa também uma pensão mais baixa. Assim, as mulheres com mais de 65 anos de idade enfrentam um maior risco de pobreza.
Assim, a escolha deste dia para celebrar o Dia Europeu da Igualdade Salarial não é um acaso. Para conseguirem ganhar o mesmo que os homens ganham num ano, as mulheres - que recebem 17,5% menos - teriam de trabalhar mais dois meses, ou seja, até 5 de Março.

Sem comentários: