Saúde em Português

Saúde em Português
Instituição de Utilidade Pública de Portugal; Registo 1423/99 do Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal; Membro da Plataforma Portuguesa das Organizações Não Governamentais para o Desenvolvimento; Membro Associado da Confederação Ibero Americana de Medicina Familiar; Membro Observador Consultivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa; Membro do Fórum Não Governamental para a Inclusão Social

08/03/12

Dia Internacional da Mulher - 8 de Março

Este dia surgiu no ano de 1857 a propósito de uma manifestação das operárias têxteis de uma fábrica em Nova Iorque, que entraram em greve para reivindicar a redução de um horário de mais de 16 horas por dia para 10 horas em que recebiam menos de um terço do salário dos homens. Foram fechadas na fábrica e cerca de 130 mulheres morreram queimadas num incêndio.
Assim em 1910, numa conferência internacional de mulheres realizada na Dinamarca, foi levada a cabo uma homenagem àquelas mulheres e comemorou-se o Dia 8 de Março como “Dia Internacional da Mulher”.
Desde então, este Dia é celebrado em todo o mundo como forma de chamar a atenção para o papel da mulher na sociedade, defender a sua dignidade, evitar os preconceitos, as limitações e as desigualdades que muitas vezes são impostos à mulher.
O princípio tradicional do papel da mulher durante séculos foi de ser mãe, esposa e dona de casa, dependendo essencialmente do homem. Com o passar do tempo iniciou-se o processo da emancipação da mesma e, actualmente cada vez mais as mulheres lutam para defender os seus direitos e se tornarem mais independentes.
Apesar desta crescente afirmação do sexo que era considerado fraco, a verdade é que em muitas sociedades os processos de mudança são quase inexistentes. Hoje, encontramos ainda mulheres que vêem os seus direitos a não serem respeitados e que são vítimas de todas as formas de violência.
Saúde em Português felicita a todas as Mulheres do Mundo por este dia e compromete-se a continuar a lutar para promover a igualdade de género e a inclusão social e a defender os direitos das mulheres que são direitos humanos.

Sem comentários: