Saúde em Português

Saúde em Português
Instituição de Utilidade Pública de Portugal; Registo 1423/99 do Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal; Membro da Plataforma Portuguesa das Organizações Não Governamentais para o Desenvolvimento; Membro Associado da Confederação Ibero Americana de Medicina Familiar; Membro Observador Consultivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa; Membro do Fórum Não Governamental para a Inclusão Social

18/04/12

Tertúlia " A Liberdade passou por Coimbra"

Saúde em Português promoveu, ontem, dia 17 de Abril, no Café Santa Cruz, uma Tertúlia intitulada “A Liberdade passou por Coimbra”.
Esta tertúlia teve como objectivos debater sobre a crise académica de 69, e seus reflexos no movimento estudantil da época, no contributo para o fim da ditadura do regime, e consequências pessoais vistas à distância, como também debater o simbolismo dos acontecimentos e "lição" / sugestão a extrair para as lutas estudantis de hoje, 43 anos depois (38 anos em democracia), com análise actual, académica e política nacional.
Nesta Tertúlia estiveram presentes como oradoresas: Manuela Cruzeiro – Ex-Investigadora Centro de Documentação 25 de Abril / Investigadora Centro de Estudos Sociais UC; Rui Namorado – Membro AAC 1969 / Professor Jubilado Faculdade de Economia UC; Carlos Camponez – Professor Auxiliar / Faculdade Letras UC; Pio Abreu - Médico Psiquiatra / Professor Faculdade Medicina UC e Décio Sousa – Presidente Assembleia Magna AAC 1969 / Médico Aposentado Hospital Pediátrico de Coimbra.
Alguns desses oradores estiveram na linha da frente da crise estudantil, que lutaram de forma entusiástica para que os estudantes pudessem combater e desmascarar o poder político vigente na altura.
A Tertúlia foi moderada por Hernâni Caniço – Presidente Saúde em Português e por Ricardo Morgado – Presidente Associação Académica de Coimbra.
No final das intervenções e depois de um pequeno debate, houve um momento cultural com a presença do Grupo de Fado “In Illo Tempore”, da Secção de Fado da Associação Académica de Coimbra.

Saúde em Português agradece a todos/as que estiveram presentes neste evento.


Sem comentários: