Saúde em Português

Saúde em Português
Instituição de Utilidade Pública de Portugal; Registo 1423/99 do Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal; Membro da Plataforma Portuguesa das Organizações Não Governamentais para o Desenvolvimento; Membro Associado da Confederação Ibero Americana de Medicina Familiar; Membro Observador Consultivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa; Membro do Fórum Não Governamental para a Inclusão Social

02/05/12

Saúde em Português integra o projecto 'Há Noites Assim!'




Há Noites Assim! é um projecto de intervenção socioeducativa destinado à sensibilização e informação acerca dos comportamentos de risco em contexto recreativo universitário. Aprovado pelo Conselho Geral da Queima das Fitas 2012 da Associação Académica de Coimbra irá dispor de um stand no interior do Recinto da Queima das Fitas 2012.
A organização deste projecto é da responsabilidade da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra e da Rede Social da Câmara Municipal de Coimbra. Para a realização deste projeto foi estabelecida cooperação com várias entidades parceiras do Eixo de Intervenção Saúde-VIH SIDA do Plano de Desenvolvimento Social da Rede Social da Câmara Municipal de Coimbra.
Assim, constituem parceiros deste projeto: 
Rede Social de Coimbra RIAC
AnaJovem
Fundação Portuguesa A Comunidade Contra a Sida
Caritas Diocesana de Coimbra
APF - Associação para o Planeamento da Família
Saúde em Português
CAD -  Centro de Aconselhamento e Deteção Precoce do VIH – Ministério da Saúde
Conselho Geral e Comissão Organizadora da Queima das Fitas 2012 da Associação Académica de Coimbra 

Em todas as Noites do Parque a intervenção consistirá na distribuição de material de proteção (preservativos femininos e masculinos) e na divulgação de informação acerca de: 
Prevenção de comportamentos sexuais de risco 
Perigos do consumo de álcool e outras substâncias psicoativas 
Prevenção de comportamentos rodoviários de risco 
Prevenção de comportamentos de violência e situações de insegurança pessoal 

Este projeto contará ainda com a Unidade Móvel do Ministério da Saúde – Administração Regional de Saúde - Centro de Aconselhamento e Deteção Precoce do VIH (CAD), que nas tardes da semana da Queima das Fitas se encontrará a realizar nos Jardins da Associação Académica, de forma voluntária, confidencial e gratuita, o teste rápido do VIH, disponibilizando ainda informação e aconselhamento em Saúde e VIH/SIDA.
Este projecto destina-se a toda a comunidade estudantil que participa na Semana Académica de Coimbra. São mensagens chave deste projecto: “Comportamentos sexuais com Protecção”, “Consumos com Responsabilidade”, “Convivência sem Violência”, “Para Prevenir”, “Em Proteção”, “Em Segurança”, “Para Diversão”, Em Alegria” e …. para alguns… “Com Saudade”!  “Há Noites Assim!”

Sem comentários: