Saúde em Português

Saúde em Português
Instituição de Utilidade Pública de Portugal; Registo 1423/99 do Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal; Membro da Plataforma Portuguesa das Organizações Não Governamentais para o Desenvolvimento; Membro Associado da Confederação Ibero Americana de Medicina Familiar; Membro Observador Consultivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa; Membro do Fórum Não Governamental para a Inclusão Social

05/07/12

37º Aniversário da Independência de Cabo Verde.





Comemora-se hoje, 05 de Julho, o 37º Aniversário da Independência de Cabo Verde.

Apesar de ter sido várias vazes considerado como um país inviável, Cabo Verde é, hoje, um exemplo a seguir em termos de Desenvolvimento Humano.

Na verdade, Cabo Verde deverá atingir os objectivos de desenvolvimento do Milénio (ODM) definido pela ONU até 2015, divulgou o AfriqueJet - Afrique Actualité Information.

De acordo com o AfriqueJet, uma pesquisa internacional efectuada em conjunto pelo Banco Africano de Desenvolvimento (BAFD), o Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas (PNUD) e a Comissão Económica da ONU para África, revela que Cabo Verde “é um dos países africanos que devem atingir os oito objectivos de desenvolvimento do Milénio”.

De acordo com a publicação, o extraordinário desempenho de Cabo Verde deve-se à “forma exemplar de governação de Cabo Verde e as principais opções económicas do País”, apontado como um exemplo de boa governação económica e política em África.

Recentemente, Cabo Verde destacou-se, internacionalmente, ao nível de melhoria da cobertura vacinal. Todas as estratégias nacionais em curso para o crescimento sustentado, redução da pobreza e inclusão social, têm contribuído, positivamente, para as boas avaliações do Índice de Desenvolvimento Humano.

Da análise dos resultados nos vários indicadores internacionais, constata-se uma progressão equilibrada nos diferentes níveis e indicadores políticos, económicos e sociais, que concorrem para o desenvolvimento do País. Continuamos a progredir de forma estável ao nível do capital humano, institucional, económico e social, mas ainda com fortes constrangimentos e desafios, num quadro de país de rendimento médio baixo

Para fazer face aos novos desafios de competividade, o governo lançou o programa “Mudar para Competir” que tem, entre outros objectivos a racionalização das estruturas e a modernização da administração pública, e a melhoria do ambiente de negócios com vista ao desenvolvimento económico e a inserção na economia globalizada, de forma sustentável.


Saúde em Português tem desenvolvido parte do seu trabalho neste país e apostado na divulgação da cultura caboverdeana em Portugal. A título de exemplo podemos lembrar que, em 2008, Saúde em Português organizou, em Coimbra, comemorações do 33º Aniversário da Independência de Cabo Verde, através de um vasto programa multicultural, abrangendo várias áreas de intervenção (artes, economia, saúde, desporto e lazer), e teve o prazer de receber o Primeiro-Ministro do País, José Maria Neves, que participou no lançamento de Destino de Bai.

Sem comentários: