Saúde em Português

Saúde em Português
Instituição de Utilidade Pública de Portugal; Registo 1423/99 do Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal; Membro da Plataforma Portuguesa das Organizações Não Governamentais para o Desenvolvimento; Membro Associado da Confederação Ibero Americana de Medicina Familiar; Membro Observador Consultivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa; Membro do Fórum Não Governamental para a Inclusão Social

18/12/13

Saúde em Português na Conferência “Putting Victims First” -Varsóvia



Saúde em Português foi convidada a tomar parte na conferência “Putting Victims First”, que decorreu nos dias 26 e 27 de Novembro em Varsóvia, Polónia. Este encontro teve como principal objectivo a divulgação de boas práticas no acolhimento e assistência a vítimas de tráfico de seres humanos e produção de novas respostas e orientações para o futuro.
Estiveram presentes no evento cerca de 250 participantes, de mais de 30 países diferentes, tendo sido um momento de partilha de experiências e boas práticas, no qual “Saúde em Português” foi orador especialista no âmbito do acolhimento de vítimas de tráfico de seres humanos, mais especificamente do sexo masculino, tendo-se feito representar por Pedro Machado, psicólogo do Centro de Acolhimento e Protecção (CAP) para Vítimas de Tráfico de Seres Humanos, do sexo masculino, em Portugal.
De salientar ainda a presença de Manuel Albano, Vice - Presidente da Comissão para a Igualdade de Género (CIG), e relator nacional para o tráfico de seres humanos.

Preparação do painel e contactos

O primeiro dia  foi ocupado com a viagem para Varsóvia, com escala em Zurique, tendo chegado por volta das 20h ao hotel (Novotel Warszawa Centrum), onde iria decorrer a conferência. Foi estabelecido contacto com o Dr. Manuel Albano e também com a moderadora do grupo de trabalho (Alina Brasonov). O dia terminou com reunião de trabalho que serviu para apresentar os restantes elementos (Tatiana Catana – Moldávia, Irena Olczyk – ONG La Strada Polónia, e Otto Schuurman - Centro de Acolhimento para Menores, na Holanda) que constituem o painel do grupo de trabalho, e para delinear os temas a abordar por cada um dos elementos, tendo ficada agendada nova reunião para o dia seguinte.

             
Acompanhamento e Participação na Conferência

O primeiro dia da conferência foi dedicado, da parte da manhã, à sessão de abertura e à apresentação dos temas a serem abordados nos grupos de discussão (existiram 4 grupos de discussão) pelos respectivos moderadores. Da parte da tarde, iniciaram-se os trabalhos nos grupos 1 (“Identification of victims of trafficking with a specific focus on labour exploitation”) e 2 (“Legal redress and compensation”), que decorreram em paralelo.


Marcámos presença à tarde no primeiro painel, visto ser o que mais se adequava à missão do CAP. As dificuldades apresentadas pelos oradores, relativamente à identificação das vítimas de tráfico de seres humanos, e a interacção com os órgãos de polícia criminal (OPC) e estatais reflectiram as mesmas dificuldades sentidas pela equipa do CAP em Portugal. Foi referido que existe ainda muito desconhecimento por parte dos OPC, e que é urgente o desenvolvimento de acções de sensibilização, e especialmente do envolvimento cada vez mais presente, enquanto parceiros, no trabalho desenvolvido pelas ONG e instituições que se encontram no terreno.

Saúde em Português especialista em apoio e protecção a vítimas do tráfico de seres humanos

No segundo dia da conferência, de manhã tivemos os restantes dois grupos de trabalho, nº 3 (“Standards of safe accommodation for victims of trafficking”) e nº 4 (“Ensuring victims rehabilitation and safe return”). Saúde em Português esteve presente, como orador especialista, no grupo 3, apresentando o trabalho desenvolvido no CAP, especificando as boas práticas e procedimentos aí desenvolvidos.

A comunicação despertou bastante interesse por parte da assistência, devido à inovação do trabalho desenvolvido, e especialmente por ser um equipamento dedicado exclusivamente a vítimas do sexo masculino, um dos poucos a nível europeu e o único a nível nacional. As principais questões prenderam-se com as nacionalidades dos utentes, o tempo de permanência e principais actividades desenvolvidas com estes, assim como os objectivos a curto, médio e longo prazo dos referidos utentes. Foram igualmente colocadas questões no sentido de perceber as diferenças entre o trabalho desenvolvido com vítimas do sexo feminino e do sexo masculino, tentando sumarizar as suas principais especificidades.
Os trabalhos foram encerrados, no final da manhã do segundo dia, com as conclusões e reflexões finais realizadas pelos moderadores de cada grupo, e com uma comunicação final do Presidente do grupo GRETA (Nicolas Le Coz).





Sem comentários: