Saúde em Português

Saúde em Português
Instituição de Utilidade Pública de Portugal; Registo 1423/99 do Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal; Membro da Plataforma Portuguesa das Organizações Não Governamentais para o Desenvolvimento; Membro Associado da Confederação Ibero Americana de Medicina Familiar; Membro Observador Consultivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa; Membro do Fórum Não Governamental para a Inclusão Social

22/04/08

I Reunião de Ministros da Saúde da CPLP

Saúde em Português esteve presente na I Reunião dos Ministros da Saúde da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, que decorreu nos passados dias 11 e 12 de Abril, na cidade da Praia, Cabo Verde. No encontro, encontraram-se igualmente o Secretario Executivo da CPLP - embaixador Luís Fonseca, Delegações oficiais de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Portugal e Timor Leste, Instituições públicas, Fundações e outros representantes da Sociedade Civil, incluindo outras Organizações não Governamentais.

O grupo técnico, constituído para o efeito, apresentou o Plano Estratégico de Cooperação em Saúde da CPLP (PECS/CPLP), levado a discussão em Setembro de 2008, em reunião extraordinária no Brasil e, no primeiro trimestre de 2009, submetido a aprovação na II Reunião dos Ministros da Saúde a realizar em Lisboa. Neste documento, os países demonstraram a necessidade de haver uma sinergia de esforços no que concerne a cooperação solidária, em vez de ser apenas bilateral.

ASP foi representada pelo seu Vice - Presidente, Humberto Vitorino, que apresentou uma Proposta de Acordo de Cooperação CPLP-FAO, no domínio da Segurança Alimentar e Nutricional, não tendo esta sido incluída em nenhum documento oficial.

Ainda em Cabo Verde, ASP foi recebida pelo Primeiro Ministro do Governo - Dr. José Maria Neves - que aceitou proferir a Conferência “Os desafios de Cabo Verde”, a realizar em Coimbra no próximo mês de Julho, integrada no programa promovido pela Saúde em Português destinado a assinalar mais um aniversário da independência daquele País.

Sem comentários: