Saúde em Português

Saúde em Português
Instituição de Utilidade Pública de Portugal; Registo 1423/99 do Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal; Membro da Plataforma Portuguesa das Organizações Não Governamentais para o Desenvolvimento; Membro Associado da Confederação Ibero Americana de Medicina Familiar; Membro Observador Consultivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa; Membro do Fórum Não Governamental para a Inclusão Social

19/11/08

Eleições Legislativas na Guiné-Bissau

Decorreram no passado dia 16 de Novembro as quartas eleições legislativas na Guiné-Bissau após a abertura do país ao multipartidarismo em 1991, podendo escolher a formação política que se encarregará de formar o próximo Governo entre 19 partidos e duas coligações.
Embora os resultados sejam divulgados apenas no final desta semana, os observadores internacionais afirmam que o acto decorreu de forma pacífica, com uma grande adesão por parte da população.

Declaração Preliminar da Missão de Observação da CPLP às Eleições Legislativas na Guiné-Bissau

A convite das autoridades guineenses, uma Missão de Observação Eleitoral da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) acompanhou as eleições legislativas na República da Guiné-Bissau. A Missão, integrada por 16 Observadores Eleitorais, cobriu o período pré-eleitoral e o acto eleitoral, e continuará a acompanhar o período subsequente.

A Missão desdobrou-se em oito equipas de Observação, compostas por elementos oriundos dos Estados-membros, Angola, Brasil, Cabo Verde, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste, e desenvolveu a sua actividade em Bissau, Bafatá, Gabú, Oio, Cacheu, Biombo e Quinara.
(...)
Cumpre destacar o esforço de todos os intervenientes envolvidos na organização do acto eleitoral e na sensibilização da população guineense para a importância das eleições, reflectido no espírito de convivência democrática e na forte afluência às urnas. De registar, com particular agrado, a participação significativa das mulheres e dos jovens na expressão do sufrágio e nos trabalhos das assembleias de voto.

A Missão constatou que as eleições legislativas de 2008 na Guiné-Bissau decorreram de forma ordeira e permitiram a livre expressão do sufrágio universal pela população guineense, havendo, no entanto, a lamentar casos pontuais de atrasos na logística eleitoral.

Cabe realçar a dedicação e empenho do Presidente da Comissão Nacional de Eleições, dos membros da comissão, e dos responsáveis e membros das mesas de voto, cujos esforços permitiram dirimir de forma célere questões pontuais, encontrando soluções de consenso para o bom desenrolar do acto eleitoral.

A Missão de Observação Eleitoral da CPLP saúda o povo guineense pela forma cívica como exerceu o seu Direito de Voto e pela demonstração de maturidade política, reflectindo um progresso tangível na consolidação do sistema democrático na República da Guiné-Bissau.

Bissau, 18 de Novembro de 2008
(Declaração publicada aqui)

Sem comentários: