Saúde em Português

Saúde em Português
Instituição de Utilidade Pública de Portugal; Registo 1423/99 do Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal; Membro da Plataforma Portuguesa das Organizações Não Governamentais para o Desenvolvimento; Membro Associado da Confederação Ibero Americana de Medicina Familiar; Membro Observador Consultivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa; Membro do Fórum Não Governamental para a Inclusão Social

24/11/08

Guiné-Bissau: Tentativa de Golpe de Estado

Na madrugada do passado Sábado, um grupo de militares atacou a residência do presidente ‘Nino’ Vieira em Bissau, mas as forças de segurança do chefe de Estado conseguiram suster o ataque.

Na sequência desta tentativa de golpe de estado, o presidente da Guiné-Bissau veio pedir calma aos guineenses, garantindo que tem o controlo da situação. Segundo um comunicado lido, em nome de ‘Nino’ Vieira, pelo porta-voz da presidência guineense numa rádio de Bissau, o chefe de Estado exorta os guineenses a manterem a calma e vigilância.

Nino Vieira «exorta os cidadãos, os partidos políticos e os dirigentes que respeitem a expressão popular exprimida nas urnas» com as recentes eleições legislativas que deram uma maioria qualificada ao antigo partido único, o Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC).

À comunidade internacional «em geral e às organizações sub-regionais em particular», o presidente guineense endereçou «o profundo reconhecimento pelo apoio prestado ao país para a realização das eleições (legislativas) e pela manifestação unânime de solidariedade perante os acontecimentos [da madrugada de Sábado]».

O presidente guineense dirigiu-se ainda aos cidadãos estrangeiros residentes na Guiné-Bissau, sublinhando que, embora a situação esteja sob controlo, «é preciso reforçar a vigilância».

O Governo português já condenou o ataque e manifestou a vontade de que os responsáveis pelo atentado «sejam rapidamente trazidos à justiça».
Informação retirada daqui

Sem comentários: