Saúde em Português

Saúde em Português
Instituição de Utilidade Pública de Portugal; Registo 1423/99 do Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal; Membro da Plataforma Portuguesa das Organizações Não Governamentais para o Desenvolvimento; Membro Associado da Confederação Ibero Americana de Medicina Familiar; Membro Observador Consultivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa; Membro do Fórum Não Governamental para a Inclusão Social

09/01/09

Anália de Victória Pereira: 1941 - 2009

A Presidente do Partido Liberal Democrático (PLD), Anália de Victória Pereira, faleceu esta quarta-feira, em Lisboa, vítima de doença.


Natural da província de Luanda, nasceu a 3 de Outubro de 1941. Iniciou a sua vida política em 1975, ano em que saiu do país rumo a Portugal. Em 1983 fundou, em Lisboa, o Partido Liberal Democrático, com o seu falecido marido, Carlos Simeão, primeiro líder da força política. Depois de 16 anos no exílio, Anália de Vitória Pereira, regressou a Angola em 1991, legalizando o PLD e concorrendo nas primeiras eleições gerais pós-independência, em Setembro de 1992. Membro do Conselho da República, foi a primeira mulher a concorrer à Presidência da República.


O secretário provincial do partido Renovador Democrático, Eurico Manuel Bongue, sublinhou que o PLD e a sociedade angolana perdem uma líder que projectou a imagem do género e que com as suas intervenções contribuiu para o amadurecimento da democracia em Angola. A Comissão Política Nacional do PLD, considerou que a morte da sua líder deixou um “ grande vazio na arena política angolana”, enaltecendo o seu alto grau de patriotismo e o seu protagonismo no debate das questões relacionadas com a igualdade de género.


Informação daqui

Sem comentários: