Saúde em Português

Saúde em Português
Instituição de Utilidade Pública de Portugal; Registo 1423/99 do Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal; Membro da Plataforma Portuguesa das Organizações Não Governamentais para o Desenvolvimento; Membro Associado da Confederação Ibero Americana de Medicina Familiar; Membro Observador Consultivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa; Membro do Fórum Não Governamental para a Inclusão Social

12/01/09

Moçambique: Governo reabre o Centro de Tratamento de Cólera de Maputo

As autoridades sanitárias de Maputo reactivaram o Centro de Tratamento de Cólera (CTC) na capital moçambicana face ao aumento do número de infecções registadas, mas asseguram que a situação está controlada e "o número de casos está a diminuir".

Em declarações à agência Lusa, a directora de Saúde da Cidade de Maputo, Alice Magaia, adiantou que permanecem internados no Centro de Tratamento de Cólera de Maputo 40 doentes de cólera, sobretudo mulheres, mas também homens e crianças.

Desde que os primeiros casos de cólera começaram a ser identificados em Dezembro já morreram duas pessoas que "chegaram tardiamente" ao CTC.
"Comparado com o ano passado a situação está bem melhor. O número de casos chegou a aumentar, mas desde Dezembro que têm vindo a diminuir", disse Alice Magaia, justificando a reabertura do centro com a incapacidade das unidades de saúde da capital moçambicana de lidar com o surto registado.

Alica Magaia reforçou, contudo, a necessidade de os habitantes de Maputo tomarem "medidas preventivas", que são "mais importantes e eficazes" "Cuidar da água e do lixo, que deve ser bem conservado e enterrado, ter as latrinas sempre tapadas (...) Se lutarmos para ter estes três pontos, principalmente a água, resolvíamos o problema", considerou.

A cólera já fez 49 mortos em oito das 11 províncias de Moçambique nos últimos 10 meses, com 3.539 casos confirmados no mesmo período.


Informação daqui

A cólera no mundo em 2004

Sem comentários: