Saúde em Português

Saúde em Português
Instituição de Utilidade Pública de Portugal; Registo 1423/99 do Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal; Membro da Plataforma Portuguesa das Organizações Não Governamentais para o Desenvolvimento; Membro Associado da Confederação Ibero Americana de Medicina Familiar; Membro Observador Consultivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa; Membro do Fórum Não Governamental para a Inclusão Social

29/01/09

Guiné-Bissau e Angola reforçam cooperação bilateral e fortalecem os laços de amizade e solidariedade.

O primeiro-ministro da Guiné-Bissau, Carlos Gomes Júnior, deslocou-se a Angola para cumprir uma vista oficial de 3 dias, entre 25 e 27 de Janeiro, com vista a “traçar novos rumos para uma cooperação económica que sirva os interesses dos nossos países e povos”.

Em comunicado final da visita oficial foi consagrado o aprofundamento das relações bilaterais, conferindo-lhe um carácter mais dinâmico e multisectorial, com a materialização de novos projectos de cooperação nos domínios da Defesa, Comunicação Social e da Polícia. As partes reconheceram, ainda, a necessidade de promover oportunidades de mercado e novos investimentos para as empresas angolanas e guineenses, concedendo um maior apoio insitucional à internacionalização das mesmas.

O documento sublinha igualmente a necessidade de activar os mecanismos operacionais da linha de crédito, solicitada pela Guiné-Bissau, cujo o montante não foi mencionado. Carlos Gomes Júnior referiu que a obtenção de uma linha de crédito serve de “balão de oxigénio” ao país, essencial para garantir a paz social.

Com esta visita oficial as relações económicas e os laços de amizade e solidariedade foram fortalecidos e consolidados entre estes dois países do mundo lusófono.


Informação daqui e daqui

Sem comentários: