Saúde em Português

Saúde em Português
Instituição de Utilidade Pública de Portugal; Registo 1423/99 do Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal; Membro da Plataforma Portuguesa das Organizações Não Governamentais para o Desenvolvimento; Membro Associado da Confederação Ibero Americana de Medicina Familiar; Membro Observador Consultivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa; Membro do Fórum Não Governamental para a Inclusão Social

23/02/09

Guiné-Bissau: Expedição humanitária parte de Portugal para montar parque infantil

A vontade de ajudar a Guiné-Bissau fez seguir no passado dia 20 deste mês 22 pessoas, que atravessarão o deserto em veículos todo-o-terreno para montar o primeiro parque infantil da capital e uma creche no norte do país.

Os expedicionários, que cumprem este ano a sexta missão humanitária, são na sua maioria ex-combatentes, de 60-65 anos, que levam consigo bens para oferecer, tendo já seguido para Bissau um contentor de 25 toneladas de materiais diversos.

"Fui combatente na Guiné de 1966 a 1968 e volvidos 37 anos regressei para recordar os locais por onde passei, e quando cheguei vi as muitas carências e trouxe na bagagem a vontade de voltar", confessou à agência Lusa José Moreira, que posteriormente dinamizou a criação da associação humanitária Memórias e Gentes, para melhor concretizar esse objectivo.
Desde então, anualmente, normalmente em Fevereiro, partem de Coimbra em expedição. Este ano seguiram sete veículos todo-o-terreno, com 22 pessoas, a que se juntarão no deserto africano mais quatro motards e outro jipe provenientes do Norte de Portugal. Levam para distribuir material didáctico, camas para bebés, material hospitalar e medicamentos, mas vão também montar o primeiro parque infantil de Bissau, com o apoio da Câmara Municipal de Coimbra, que esperam deixar completamente concluído nos próximos dois anos, com novos equipamentos.
Em Varela, no Norte da Guiné-Bissau, vão montar uma creche, reservando para várias localidades do Sul do país equipamentos hospitalares e medicamentos.
A chegada à Guiné-Bissau está prevista para dia 26. O regresso do último grupo de expedicionários a Portugal está marcado para 16 de Março.
Saúde em Português fez-se representar na cerimónia de partida por Hernâni Caniço, Fernando Gomes e Carlos Pereira, tendo formulado votos de boa viagem.
Assegurou ainda a entrega de equipamento doado por Saúde em Português na Embaixada de Portugal em Bissau, integrado em contentor da Associação Memórias e Gentes, a quem agradecemos a colaboração.
Informação daqui.

Sem comentários: