Saúde em Português

Saúde em Português
Instituição de Utilidade Pública de Portugal; Registo 1423/99 do Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal; Membro da Plataforma Portuguesa das Organizações Não Governamentais para o Desenvolvimento; Membro Associado da Confederação Ibero Americana de Medicina Familiar; Membro Observador Consultivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa; Membro do Fórum Não Governamental para a Inclusão Social

04/02/09

Guiné-Bissau: Governo importa arroz e baixa o preço em cerca de 40 por cento

O Governo guineense decidiu importar arroz e baixar o preço de venda em cerca de 40 por cento, mas os importadores do cereal, base da alimentação dos guineenses, condenam a medida, considerando-a prejudicial para a economia do país.

Um barco com cinco mil toneladas de arroz, importado da Ásia, está atracado no porto de Bissau desde sexta-feira para descarregar o cereal "que irá abastecer o mercado e fazer baixar o preço", disse o ministro do Comércio, Botche Candé.

"Brevemente chegarão ao país mais 10 mil toneladas", precisou o governante, anunciando que o arroz importado pelo Governo será vendido a 14.500 francos CFA (22,13 euros) um saco de 50 quilogramas em Bissau e 14.800 (22,59 euros) no interior do país.

O custo de um saco de arroz de 50 quilogramas varia actualmente entre 18.000 e 22.500 francos CFA (34,35 euros).

Em meados do ano passado e numa altura em que a crise dos alimentos se fez sentir de forma séria na Guiné-Bissau, o saco de arroz chegou a ser comercializado a 25.000 francos CFA (38,16 euros).

Para o ministro do Comércio guineense, não faz sentido que o preço do arroz continue alto na Guiné-Bissau, quando a nível internacional o produto é comercializado a preços acessíveis.

As rádios de Bissau estão a produzir programas especiais sobre a baixa do preço do arroz no mercado, saudando a decisão do Governo, mas os comerciantes que importam o cereal condenam a medida, considerando-a prejudicial para a economia do país.

Informação daqui

Sem comentários: