Saúde em Português

Saúde em Português
Instituição de Utilidade Pública de Portugal; Registo 1423/99 do Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal; Membro da Plataforma Portuguesa das Organizações Não Governamentais para o Desenvolvimento; Membro Associado da Confederação Ibero Americana de Medicina Familiar; Membro Observador Consultivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa; Membro do Fórum Não Governamental para a Inclusão Social

06/02/09

Dia Internacional da Tolerância Zero à Mutilação Genital Feminina assinala-se hoje

Hoje, 06 de Fevereiro, assinala-se o Dia Internacional da Tolerância Zero à Mutilação Genital Feminina, uma data decretada pela ONU em 2003.
O facto de Portugal receber cada vez mais migrantes oriundos de países onde a mutilação genital feminina (MGF) é uma prática comum, a Direcção-Geral da Saúde (DGS) chama a atenção dos profissionais de saúde para esta realidade, nomeadamente para saberem reconhecer e agir nestas situações.

A ablação do clítoris é uma prática que não pode ser justificada por qualquer razão cultural ou tradicional, sendo condenada pela Comissão Europeia. A maior parte das excisões é praticada sem quaisquer cuidados médicos. Além de serem a negação do prazer às mulheres, estas práticas têm consequências graves em caso de gravidez e parto.

Segundo a “EuroNews”, a ablação do clítoris é praticada em 28 países africanos, alguns asiáticos e em certas comunidades africanas que vivem na Europa e nos Estados Unidos. Catorze países africanos já adoptaram leis que penalizam a excisão. Mas, na maior parte dos casos, as leis ficaram no papel. A ONU estima que 130 milhões de mulheres tenham sido excisadas.

Informação daqui.


"Mais de 140 milhões de mulheres no mundo são condenadas a não sentir.

Advertising Agency: Contrapunto BBDO, Barcelona, Spain Creative Director: Tomas Oliva, Carlos De Javier Art Director: Lucas Jatobá Copywriter: Marta Caseny Photographers: Corbis, Carles Nin, Eduardo Colesi Post Production: Albert Fornos Published: March 2008

Sem comentários: