Saúde em Português

Saúde em Português
Instituição de Utilidade Pública de Portugal; Registo 1423/99 do Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal; Membro da Plataforma Portuguesa das Organizações Não Governamentais para o Desenvolvimento; Membro Associado da Confederação Ibero Americana de Medicina Familiar; Membro Observador Consultivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa; Membro do Fórum Não Governamental para a Inclusão Social

18/03/09

Moçambique: Mafalala : Vala de drenagem usada como lixeira em Mafalala

A Primeira Dama, Maria da Luz Guebuza, manifestou ontem na capital o seu desapontamento para com alguns residentes do Bairro da Mafalala que têm estado a transformar a vala de drenagem numa autêntica lixeira e consequentemente numa fonte de doenças como malária e cólera.

Durante a sua visita ao Distrito Urbano Número Três, Maria da Luz percorreu alguns quilómetros pelos quais se estende a infra-estrutura da drenagem e da lá saiu simplesmente desapontada e chocada com o que viu. É que os residentes deitam lixo, ao mesmo tempo que direccionam as águas negras produzidas das casas para a drenagem.

“O Governo tem criado condições em termos de infra-estruturas, de forma a garantir uma vida melhor aos seus cidadãos, por isso, é lamentável quando este mesmo cidadão não sabe fazer o bom uso dessas infra-estruturas. Exemplo disso é que a drenagem está cheia de terra, lixo e água de esgotos”, afirmou, convidando as mães a garantem a sua boa utilização.

Segundo a primeira dama, nos moldes em que funciona a drenagem, no lugar de garantir um bom ambiente, tornou-se numa fonte de doenças, sobretudo da malária e cólera, enfermidades que estão a ceifar vidas.

Dirigindo-se às mães da Mafalala, logo depois da visita à Escola Primária Unidade 22, explicou que o dinheiro que o Governo gasta com os medicamentos para combater a malária e cólera daria uma ajuda para a construção de mais escolas, hospitais, estradas, pontes e outras infra-estruturas de que o país ainda não dispõe.

Informação daqui.

Sem comentários: