Saúde em Português

Saúde em Português
Instituição de Utilidade Pública de Portugal; Registo 1423/99 do Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal; Membro da Plataforma Portuguesa das Organizações Não Governamentais para o Desenvolvimento; Membro Associado da Confederação Ibero Americana de Medicina Familiar; Membro Observador Consultivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa; Membro do Fórum Não Governamental para a Inclusão Social

12/03/09

Angola: Reforço da parceria estratégica e criativa Luso-Angolana

José Eduardo dos Santos realizou a sua quinta visita oficial a Portugal, a convite de Cavaco Silva, nos dias 10 e 11 de Março, sob o mote da inauguração de uma “nova era” na cooperação bilateral. A agenda ficou marcada pelos encontros com o Presidente Cavaco Silva, o Primeiro-ministro José Sócrates, representantes da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) e o Presidente da Assembleia da República Jaime Gama.

Com esta visita lançaram-se as bases para o reforço de uma parceria estratégica e criativa, assente no aprofundamento da cooperação financeira, económica e cultural, consubstanciado na assinatura de diversos acordos e memorandos.

No domínio económico-financeiro mereceu especial destaque o protocolo para a criação de um novo banco de investimento conjunto entre a Caixa Geral de Depósitos e a Sonangol, destinado a financiar a modernização das infra-estruturas de Angola. Dispõe de um capital de mil milhões de dólares, canalizado preferencialmente para o apoio de projectos empresariais angolanos, portugueses ou parcerias mistas. Foi assinada ainda a duplicação da linha de crédito de apoio às exportações nacionais, passando de cem milhões de euros para mil milhões de euros.

A cooperação na área da educação foi fortalecida por meio de um memorando de entendimento no ensino superior que prevê um futuro intercâmbio e cooperação para a mobilidade de professores, investigação científica e quadros.

Ao nível das relações externas ambos os países mostraram-se empenhados no desenvolvimento das instituições da CPLP.

No final da visita José Socrates afirmou estar orgulhosos por chefiar um Governo que soube “compreender” o potencial da economia angolana e sublinhou “o clima de confiança” existente entre as economias, instituições e empresas dos dois países.

Por seu turno, José Eduardo dos Santos revelou-se “muito satisfeito” com a visita a Portugal, qualificando os resultados de “espectaculares”."Continuamos a dar o nosso melhor para que os angolanos e portugueses de todas as áreas possam estabelecer relações”.

Sem comentários: