Saúde em Português

Saúde em Português
Instituição de Utilidade Pública de Portugal; Registo 1423/99 do Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal; Membro da Plataforma Portuguesa das Organizações Não Governamentais para o Desenvolvimento; Membro Associado da Confederação Ibero Americana de Medicina Familiar; Membro Observador Consultivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa; Membro do Fórum Não Governamental para a Inclusão Social

10/03/09

Moçambique: Manica continua com mais casos de cólera

A província de Manica continua a registar números elevados de casos de cólera, levando as autoridades sanitárias locais a tomarem medidas acrescidas para travar a tendência de a epidemia se expandir ainda mais. Neste momento todos os dez distritos, incluindo a cidade de Chimoio, estão afectados pelo surto, receando-se que a situação se deteriore ainda mais.

O carácter oscilatório com que se manifesta a doença está na origem da preocupação das autoridades, pois se num determinado período não se notificam novas contaminações, de um momento para outro regista-se um elevado número de pessoas padecendo da doença.

Nas últimas 24 horas entraram nas diferentes unidades sanitárias 58 doentes provenientes da cidade de Chimoio e dos distritos de Mossurize e Guro. Este último foi o primeiro a registar casos de diarreias agudas e vómitos em Outubro do ano passado, suspeitas que mais tarde viriam a ser confirmadas como sendo casos de cólera.

Com a entrada destes doentes, a província de Manica conta actualmente com um total de 1962 casos cumulativos contabilizados de Janeiro a esta parte, o que leva as autoridades a multiplicarem as acções de sensibilização visando melhorar as práticas de higiene individual e colectiva entre a população, mas acreditam também que com o envolvimento de mais gente seria possível despertar a atenção das pessoas sobre esta matéria.

Enquanto isso, na cidade de Maputo a tendência de baixar as novas contaminações prevalece, embora as autoridades reconheçam que o calor obriga as pessoas a consumir muita água e por vezes o cuidado de se certificar da qualidade deste recurso não é suficiente para evitar contágio.


Informação daqui.

Sem comentários: